EXPO FRÍSIA/DIGITAL AGRO II: Para Ricken, “inovar faz parte da tradição da Frísia”

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Ao participar, na noite desta quinta-feira (27/04), em Carambeí (PR), da abertura da 6ª Digital Agro, evento de inovação que neste ano acontece simultaneamente à 16ª ExpoFrísia, cuja programação é voltada à pecuária leiteira, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez questão de ressaltar que há quase um século, “inovar faz parte da tradição da Frísia e das cooperativas da região”. Segundo o dirigente, “são muitos os exemplos nos Campos Gerais que provam este espírito inovador, entre os quais, o melhor modelo de aliança que conhecemos que é a Unium, onde as cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, se uniram horizontalmente para investir em agroindustrialização de forma inteligente e eficaz e que trouxe benefícios para os produtores cooperados e para os consumidores”, frisou.

Maltaria - Outro exemplo citado por Ricken foi a recente iniciativa de ampliar esta intercooperação para outras três cooperativas: Agrária (Guarapuava), Bom Jesus (Lapa) e Coopagrícola (Ponta Grossa), na construção da maior maltaria da América Latina, em Ponta Grossa, às margens da rodovia PR 151, com investimentos que podem chegar a R$ 3 bilhões e gerar cerca de 3 mil empregos, entre os diretos e indiretos, além de beneficiar aproximadamente 12 mil cooperados das seis cooperativas. “Esta é uma união que gera força, que une interesses em prol do desenvolvimento de uma região, do Estado e do País. Um cooperativismo exemplar, que preserva suas origens sem perder a visão de futuro através da inovação, modelo que vem sendo copiado e estudado”, destacou.

Carambeí - Para o presidente do Sistema Ocepar, Carambeí é uma cidade que respira cooperativismo desde 1925, quando a cooperativa Batavo, hoje Frísia, foi fundada, sendo uma das mais antigas do ramo agro no Brasil em atividade. “Além da Frísia, aqui também nasceu a primeira cooperativa de turismo do Paraná, a Cooptur, que teve como fundador e presidente, o pioneiro Dick Carlos de Geus, que também foi presidente da Ocepar nos anos de 1993 e 1996. Ricken ressaltou que “não há mais sentido falar em rural ou urbano. Hoje, a força da união e da tecnologia move o urbano e a necessidade por alimentos de qualidade pelos consumidores é que move o agro”, concluiu. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti e o coordenador de comunicação, Samuel Milléo Filho, também participaram da abertura do evento.

Desenvolvimento - Renato Greidanus, presidente da Frísia, ressaltou que “nunca deixamos de buscar a inovação”, citando o evento como uma verdadeira mostra de tudo que se fez ao longo desses anos todos, do que se faz e onde se pretende chegar nos próximos 100 anos. “Juntos estamos construindo um Paraná mais pujante que deseja buscar mais desenvolvimento. Fomos alicerçados na produção de leite e através da inovação buscamos a excelência não só nesta atividade, mas também na transformação de grãos em alimentos saudáveis através da intercooperação, produzindo produtos de qualidade e que chegam diariamente à mesa de milhões de pessoas”. O dirigente reconheceu o importante apoio que a cooperativa recebe do governador Ratinho Júnior, presente no evento (leia matéria) e também dos prefeitos das cidades onde a cooperativa tem sua área de ação. “Parcerias importantes para que possamos juntos crescer, desenvolver e levar mais prosperidade para cooperados, colaboradores e a sociedade de uma forma geral”, frisou.

FOTOS: Roberto Dziura Jr / AEN e Samuel Milléo Filho / Sistema Ocepar

Conteúdos Relacionados