EXPEDIÇÃO SAFRA II: Soja ganha impulso de gigantes na nova fronteira

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O cultivo de grãos na nova fronteira agrícola do Brasil (Centro-Norte), ganha impulso nos planos dos grupos empresariais, constatou a Expedição Safra Gazeta do Povo. Se depender de companhias como a Ceagro - braço brasileiro do grupo argentino Los Grobo -, a soja deve continuar ganhando espaço. Com 50 mil hectares cultivados nesta safra, a Ceagro tem atuação consolidada. Possui lavouras nas regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. O gerente de produção da empresa, Glaucir Pauleto, revela que a meta do grupo é expandir a área de cultivo para 100 mil hectares nos próximos quatro anos. Os planos se concentram em Tocantins - só em Campos Lindos, foram adicionados 6 mil hectares na última safra.

Arrendamento - Maior parte dos produtores que arrendam suas áreas são aqueles que não quiseram mais assumir os riscos do agronegócio ou que estavam endividados, afirma Pauleto. Em muitos casos, continuam atuando, como prestadores de serviços. "Ao aceitar nosso modelo de trabalho, o agricultor abre uma empresa e cuida de todo o processo operacional da produção. Nós (empresa) assumimos o risco, damos todos os insumos necessários, e ainda nos responsabilizamos pela parte técnica e administrativa, incluindo o planejamento e a comercialização. Pelo arrendamento o produtor recebe oito sacas de soja, em média", revela o executivo.

 

Agricultores familiares - A presença dos grandes compradores e arrendatários de terras no Centro-Norte tem reduzido o número de agricultores familiares na região, aponta Luiz Carlos Schwinger, dono de uma consultoria em Balsas (MA). "Em 2004 tínhamos cerca de 100 produtores com acesso ao crédito nos bancos. Hoje, são apenas 28 cadastrados", informa. Schwinger explica que a saída de agricultores da atividade foi estimulada por uma sequência de quatro anos de quebras. Ele diz que, dos 450 mil hectares plantados com grãos em Balsas, 300 mil hectares estão nas mãos de grandes grupos. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados