EXPEDIÇÃO SAFRA 2010/11: Equipe vai percorrer 2,5 mil quilômetros na Europa
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A Expedição Safra Gazeta do Povo desembarcou para um percurso de 2,5 mil quilômetros por quatro países da União Europeia (UE) num roteiro que vai discutir a competitividade dos produtos brasileiros na região. Na pauta da equipe, o mercado internacional de commodities agrícolas e suas implicações políticas, comerciais e sanitárias com o Brasil e a América do Sul. Técnicos e jornalistas vão ouvir autoridades da Alemanha, França, Holanda e Bélgica e representantes de companhias importadoras e de produção. O percurso inclui passagem pelo Porto de Roterdã, o maior da Europa, e por fazendas de grãos, leite e suínos.
Descontos tarifários - A Expedição chega à UE num momento em que o bloco estuda suspender descontos tarifários que foram concedidos ao Brasil como forma e incentivar o desenvolvimento do país. O setor produtivo brasileiro, por outro lado, tenta elevar as exportações ao bloco, que já foi o principal mercado importador. Em 2010, o Brasil exportou mais do que importou da UE, mas o saldo positivo se limitou a US$ 4 bilhões - menos de 10% do superávit nacional. Isoladamente, o saldo diante da Alemanha foi negativo em US$ 4,4 bilhões.
Mercado europeu - O mercado europeu é apontado como o mais exigente do mundo e impõe barreiras tarifárias e sanitárias que acabam sendo seguidas em outras regiões importadoras. A viagem pela Europa permitirá uma avaliação sobre as razões das exigências impostas aos produtos brasileiros. O Brasil exporta para a Europa principalmente farelo de soja, soja em grão, café em grão, pasta de celulose, além de tabaco, suco de laranja, carnes secas, açúcar de cana e frango processado.
Mercosul - Além do Sistema Geral de Preferência - que oferece tarifas diferenciadas aos países em desenvolvimento - a UE discute uma revisão dos acordos mantidos com o Mercosul. Estão sendo revistas tarifas, cotas de importação e negociadas concessões entre os blocos, afirma Patrícia Medeiros, especialista em comércio exterior da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) que viaja coma Expedição Safra.
Agregação de valor - Apesar de ter perdido participação nas exportações brasileiras, a UE ainda compra 25% do farelo de soja embarcado pelo Brasil, aponta o agrônomo Gilson Martins, da Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar). A China importa atualmente 65% da soja em grão e 58% do óleo de soja. Nesse contexto, a demanda dos países europeus ganha importância por permitir a agregação de valor aos produtos brasileiros.
Equipe - O percurso da Expedição Safra pela UE segue até dia 21, com participação de uma equipe de jornalistas da Gazeta do Povo e outra da RPC TV. Em sua quinta edição, o projeto - que visita 12 estados brasileiros, duas vezes por ano e monitora a colheita de grãos nos Estados Unidos, Argentina e Paraguai - percorre a Europa pela primeira vez. (Caminhos do Campo / Gazeta do Povo)