EXCELÊNCIA EM GESTÃO III: Castrolanda conquista Prêmio SomosCoop
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A Castrolanda foi reconhecida nacionalmente como um modelo de gestão e boas práticas no cooperativismo durante a entrega do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão, promovido pelo Sistema OCB, na última terça-feira (07/12). A cooperativa conquistou a faixa Ouro do nível “Primeiros Passos para a Excelência”, que reconhece as boas ações das organizações no processo de melhoria de gestão e governança.
Premiação - A premiação ocorre a cada dois anos e recebeu, nesta edição, a inscrição de 310 cooperativas de todo o país. A avaliação envolveu a participação de 70 especialistas em gestão e governança da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ), com um total de 80 pessoas envolvidas diretamente em todo o processo.
Conquistas - De acordo com a Supervisora do Escritório de Processos da Castrolanda, Reciane Horne Correia, o prêmio mostra o quanto a cooperativa conquistou em relação aos requisitos de gestão e governança, além de refletir as boas práticas nestes dois aspectos.
Melhorias - “Iniciamos um trabalho olhando para os requisitos que o prêmio exige, mas adequando-os ao nosso modelo de negócio e o que precisaríamos desenvolver frente às necessidades do mercado. Trabalhamos um plano de ação voltado para colaboradores, cooperados e clientes, que resultou em grandes melhorias nos processos internos”, explica.
Plano de ação - Reciane ainda conta que a cooperativa já iniciou os trabalhos em cima de um plano de ação que atenda aos requisitos da próxima faixa da premiação (Compromisso com a Excelência) e que também possa ser escalado para o nível mais alto (Rumo à Excelência). “Identificamos o que ainda não temos implantado e o que precisa ser no próximo biênio. O prêmio acontece a cada dois anos, mas o modelo de gestão Castrolanda é contínuo. Acredito que a premiação seja uma consequência de um modelo implementado, trabalhado e melhorado dia após dia e que vem trazendo resultados positivos”, avalia.
Alicerce - Diretor Executivo da Castrolanda, Seung Lee explica que o processo de melhoria de gestão e governança é um dos alicerces do planejamento estratégico interno, que traça caminhos para o desenvolvimento econômico e sustentável da cooperativa. “Quando fortalecemos nossos pilares, como é o caso da governança, nos aproximamos ainda mais dos nossos objetivos frente ao mercado e à sociedade. Resumidamente, é necessário que uma corporação ‘arrume a casa’ primeiro para depois pensar e projetar qualquer crescimento”, conta.
Sobre a Castrolanda - O compromisso com a transformação faz parte do DNA da Castrolanda. Uma cooperativa que transforma vidas, negócios e a comunidade ao redor. Com sete décadas anos de história, a Cooperativa Castrolanda é formada por mais de 1100 cooperados no Estado do Paraná e interior de São Paulo. Com 4,5 bilhões de reais de faturamento e aproximadamente 3700 colaboradores, possui unidades de negócios divididas em operações agrícola, carnes, leite, batata e administração e industrial - carnes, leite e batata. O objetivo das áreas de negócio é coordenar, desenvolver e fomentar as atividades dos cooperados, seguir presente em todos os elos da cadeia produtiva, agregar valor através das indústrias e crescer com sustentabilidade. (Imprensa Castrolanda)