EVENTO: Sistema Ocepar lança Semana de Meio Ambiente Cooperativista com o tema Futuro Sustentável, na segunda-feira
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o tema Futuro Sustentável, o Sistema Ocepar lança, na segunda-feira (03/06), a Semana de Meio Ambiente Cooperativista, em evento online, a partir das 8h. “Este momento visa à consolidação e ampliação da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente [5 de junho], unindo esforços com as cooperativas para a sensibilização de todo estado sobre as temáticas relacionadas ao meio ambiente, bem como divulgar as ações já desenvolvidas”, destaca o coordenador de Desenvolvimento Técnico do Sistema Ocepar, Silvio Krinski.
Participação - O encontro contará com as participações dos secretários estaduais da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Natalino de Souza, e do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Everton Souza, do diretor de Políticas Ambientais da Sedest, Rafael Andreguetto, e do diretor-presidente do Instituto Água e Terra (IAT), José Luiz Scroccaro.
Palestra técnica - Às 9h, o professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Ubiratã Tortato, ministra palestra técnica.
Público-alvo - A programação é destinada a dirigentes, gestores e técnicos das cooperativas do Paraná.
Acesso - A reunião poderá ser acessada pelo QR Code ou link a seguir: https://bit.ly/SemanadeMeioAmbiente.
Ações do cooperativismo no Paraná - As cooperativas do Paraná investem constantemente em ações de preservação dos recursos naturais, como reflorestamento, recuperação de áreas degradadas, combate à poluição do ar, tratamento de efluentes, recolhimento de embalagens vazias de agroquímicos, melhoria da qualidade da água, projetos de geração de energia renovável, além de promover ações de sensibilização e educação ambiental.
Contribuição - Assim, o cooperativismo contribui para que todo o Estado se destaque na área ambiental, por meio de iniciativas que ajudam na conservação do meio ambiente e na mitigação de impactos ambientais. O sistema de plantio direto, por exemplo, é utilizado em mais de 95% das propriedades rurais paranaenses que cultivam grãos. O Paraná também faz o recolhimento de 99% das embalagens vazias de defensivos agrícolas usadas no campo, com grande participação do setor cooperativista. O Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta é adotado por cerca de 240 propriedades de cooperados. As cooperativas produzem ainda energia térmica a partir de florestas plantadas. São mais de 50 mil hectares de eucalipto cultivados com esse propósito, o que garante a autossuficiência e segurança energética, o uso de energia limpa e a redução de custos na industrialização de produtos. Já o projeto de proteção de nascentes foi implantado no Paraná no início de 2000 e, em duas décadas, foram preservadas pelas cooperativas do Estado mais de 30 mil nascentes, garantindo uma água de qualidade para consumo animal e humano.
Dia Mundial do Meio Ambiente - Atualmente 80% das cooperativas agropecuárias do Estado realizam ações nas principais datas comemorativas relacionadas às temáticas ambientais, como o Dia Mundial do Meio Ambiente. Essas ações envolvem colaboradores, associados, bem como a comunidade onde a cooperativa está inserida. As celebrações incluem uma ampla gama de atividades que vão além da sensibilização, como palestras, treinamentos e divulgação de materiais educativos. Também são realizadas iniciativas práticas, como a coleta de resíduos, plantio e distribuição de mudas de árvores, visitas a parques ecológicos, distribuição de brindes, competições de ideias de melhoria, entre outras.
Escaneie o QRCode para acesssar o evento