EVENTO: Palestra do ex-ministro encerra 10ª edição da Entec, em Lucas do Rio Verde

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Adotar ações estratégicas, nas áreas de fertilizantes, política agrícola, pesquisa e inovação, para que o Brasil consiga dobrar a produção em vinte anos. Esta é a proposta que o ex-ministro da Agricultura, deputado federal Reinhold Stephanes (PSD/PR), vai apresentar no encerramento da décima edição do Encontro Nacional de Tecnologias de Safras (Entec), nesta sexta-feira (25/05), em Lucas do Rio Verde (MT).

 

Demanda - Para Stephanes, em cinquenta anos, o mundo vai necessitar de o dobro da produção de alimentos e o Brasil é o melhor posicionado entre os poucos países em condições de dar esta resposta. "Isto porque temos tecnologia, terras disponíveis, clima, água, organização de produção e agricultores eficientes", explica.

Entraves - O ex-ministro considera que há muitos entraves para que a expansão da agricultura se consolide. Ele chama atenção para o fato de que o setor não tem conseguido visibilidade e participação no processo decisório, predominando o aspecto urbano nas decisões de política econômica. "Por exemplo, no debate sobre os produtos agrícolas é comum prevalecer a questão dos preços para o consumidor e submergir a questão de renda do produtor. A preocupação maior sempre está na cidade, na mesa do consumidor, ou melhor, em seu bolso", pondera.

Monopólio do conhecimento - Segundo Stephanes, várias questões que afetam diretamente a agricultura têm sido decididas por outras instituições que assumem o monopólio do conhecimento. "E quando se fala do processo decisório, também, estão incluídos temas, como meio ambiente, minerais estratégicos para agricultura, e transportes, portos e vias navegáveis", analisa.

Infraestrutura e logística - O ex-ministro lembra, ainda, que uma das questões mais difíceis a serem enfrentadas e que geram um grande impacto nos preços dos produtos agrícolas é a infraestrutura e a logística, com reflexo direto na renda do produtor e na competitividade. Segundo ele, a competitividade permanece em função da demanda mundial que está aquecida, mantendo também os preços. "Ao contrário, estaríamos em sérias dificuldades", alerta.

Armazenagem - Na área de infraestrutura e a logística, de acordo com o ex-ministro, os problemas se iniciam nas propriedades com baixa capacidade de armazenagem, se agravam pelas estradas municipais sem manutenção e a inadequação de estradas estaduais, se estendendo até as deficiências portuárias. Com isso, explica Stephanes, o custo brasileiro entre a produção e a chegada ao mercado do consumo (ou seja, a logística do transporte) é o dobro do praticado nos Estados Unidos e 20% superiores ao da Argentina.

Entec 2012 - A Entec 2012 é um dos principais eventos na área de difusão de tecnologias para o cerrado brasileiro e referência à classe do agronegócio, chegando a sua décima edição como um exemplo de como oferecer oportunidades de atualização técnica para a comunidade produtora e estudantil com sucesso. A feira é organizada pela Fundação Rio Verde e conta com o apoio da prefeitura municipal de Lucas do Rio Verde, Sindicato dos Produtores Rurais, Aprosoja e Cearpa. A programação completa do Entec se encontra no site www.entecs.com.br. (Assessoria de Imprensa do deputado federal Reinhold Stephanes)

Conteúdos Relacionados