ESTRADAS II: Falta de transparência é problema

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A quase nenhuma divulgação sobre as negociações entre governo e concessionárias prejudica a população que quer acompanhar de perto os capítulos sobre os preços das tarifas e investimentos nas rodovias. Na avalição do juiz federal José Antônio Savaris, antes de tomar qualquer decisão, o governo deve realizar uma audiência pública com ampla divulgação. “O que a administração pública faz ou pretende fazer tem de vir a público”, afirma.

Manifestação - Segundo o magistrado, é preciso que os movimentos sociais se manifestem e acompanhem toda negociação. “Os movimentos são desarticulados nesse assunto. De modo geral, o usuário das rodovias pedagiadas é conformado. Não é à toa que o Brasil tem uma das cargas tributárias mais altas do mundo. Falta indignação popular”, comenta. Na avalição dele, o apoio da população é fundamental para o próprio governo estadual ter respaldo no momento da negociação. “As pessoas precisam tomar consciência de que é uma questão de justiça.”

Audiência - No dia 4 de julho, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Fernando Guimarães apresentará à população os relatórios preliminares sobre a análise dos contratos das empresas de pedágio na Assembleia Legislativa do Paraná. A audiência pública começará às 9horas. (Gazeta do Povo)

Conteúdos Relacionados