ERVA-MATE: Apex-Brasil assina convênio com Abimate

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a Associação Brasileira de Indústrias Exportadoras de Erva-Mate (Abimate) vão investir R$ 369 mil nos próximos seis meses na promoção das exportações do produto. A parceria está sendo celebrada com a oficialização do Projeto Setorial Integrado de Promoção de Exportação de Erva-Mate, durante a 32ª Expointer. O convênio será assinado nesta segunda-feira 31/08), pelo presidente da Apex-Brasil, Alessandro Teixeira e pelo presidente da Abimate, Alfeu Strapasson.

Meta - O Projeto vai ajudar as empresas associadas à Abimate a negociar a erva-mate e seus derivados, como chás, refrigerantes, extratos e até acessórios no mercado externo. A meta principal é a manutenção do valor exportado em 2008 - de US$ 46 milhões - o que deve significar maior volume exportado, tendo em vista os valores de câmbio das moedas internacionais. Com oito empresas participantes, o Projeto pretende também ampliar para 12 indústrias em 2010.  Os mercados alvo deste convênio são Alemanha, França, Polônia, Rússia, Emirados Árabes, Síria e Estados Unidos.

Ações - As ações visam promover a inserção das empresas no mercado internacional, aumentar a capacidade de exportação com incremento do valor agregado aos produtos, ampliar a visibilidade da erva-mate brasileira e incentivar a adequação dos produtos às características dos mercados internacionais. Esta nova parceria é fruto da participação da Apex-Brasil na última edição da Expointer. Os primeiros contatos e negociações com os produtores de erva-mate ocorreram na ocasião.

Abimate - A Abimate reúne empresas produtoras de erva-mate dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Os participantes do Projeto em parceria com a Apex-Brasil são empresas industriais ervateiras de porte predominantemente pequeno e médio, produzindo erva para chimarrão e tererê, chá mate queimado e verde, compostos e refrigerantes de baixa caloria. O grupo deve participar da feira World Tea East Conference & Pavilion, em Boston (EUA), em setembro. Já no mês de novembro, empresários estrangeiros serão convidados para vir ao Brasil conhecer de perto a produção e visitar as indústrias e produtos. O grupo vai visitar a cidade de Erechim, RS.

Sobre a Apex-Brasil -  A Apex-Brasil tem a missão de promover as exportações dos produtos e serviços do país, contribuir para o aumento das exportações das empresas brasileiras e atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. A Agência trabalha para aumentar o número de empresas exportadoras, agregar valor à pauta de produtos exportados, consolidar a presença do país em mercados tradicionais e abrir novos mercados no exterior para os produtos e serviços nacionais. A Agência apóia mais de 7.000 empresas em todas as regiões do Brasil, que exportam para mais de 200 mercados. Atua em 70 setores da economia brasileira e está presente nos quatro continentes, realizando anualmente cerca de 750 iniciativas em mais de 60 países.  Alessandro Teixeira preside a entidade desde o ano de 2007. (Imprensa Abimate)

Conteúdos Relacionados