ENTREVISTA: Revista Frutas e Derivados destaca cooperativismo paranaense
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A edição de dezembro da Revista Frutas e Derivados traz uma entrevista com o presidente da Cocamar, Luiz Lourenço na qual destaca os resultados de uma cooperativa bem-sucedida. Intitulada “Cooperativismo de Resultados” a entrevista de Lourenço ocupa três páginas da publicação. O texto de abertura da editoria aponta para o fato do Brasil ser um país com pouca tradição em cooperativismo, mas apesar disso, a cooperativa paranaense Cocamar, de Maringá, pode exibir números como a reunião de 6.500 pequenos e médios produtores, o que corresponde a 75% de seus associados, e garantia de emprego a cerca de 2 mil funcionários. Isso é possível graças, segundo a Revista, as marcas da atuação da cooperativa que são: diversificação, profissionalismo e produtividade.
Cocamar - Lourenço conta que a Cocamar, fundada em 1963, iniciou o processo de diversificação da produção com a decadência do café, então, partiu para o plantio de algodão e logo após, dedicou-se a produção de grãos como trigo, milho e soja. A cooperativa foi pioneira na industrialização de produtos agrícolas e na construção de armazéns graneleiros. De acordo com o presidente da Cocamar, a falta de uma cultura voltada à cooperação foi um obstáculo na consolidação da cooperativa. Além disso, as grandes variações climáticas levaram a Cocamar a uma reestruturação administrativa e financeira no final dos anos 90 necessária a sobrevivência da cooperativa.
Expansão - Lourenço explica que a Cocamar atua no recebimento e industrialização de soja, milho, trigo, canola, girassol, algodão, café e laranja, transformando-os em óleos vegetais, café torrado e moído, álcool nas formas gel e doméstico, maioneses, bebidas à base de soja, fios de algodão, sucos e néctares de frutas prontos para o consumo, creme e condensado de soja e farinha de trigo. Luiz Lourenço comenta na entrevista como é a atuação da cooperativa em relação aos cooperados, falando sobre o trabalho de orientação e acompanhamento técnico das lavouras, fornecimento de sementes e insumos, garantia de recebimento e comercialização das safras e atendimento da família dos associados. Ele comenta que a Cocamar implantou recentemente o projeto Tangerina, na região de Cianorte e Altônia (PR) e que estão nos planos de expansão da cooperativa projetos para produção de uva, maracujá e abacaxi.
Revista - A Revista Frutas e Derivados foi desenvolvida para levar informações técnicas e mercadológicas, que atendam às demandas do pequeno produtor ao grande exportador, atingindo também a agroindústria de processamento e toda a cadeia frutícola. A publicação conta com cadernos destinados a frutas frescas, agroindústria, tecnologia, opinião e entrevistas das principais lideranças do setor. A Frutas e Derivados é uma publicação trimestral e gratuita.