ENCONTROS DE NÚCLEOS: Reunião em Assis Chateaubriand é prestigiada por 120 lideranças do Oeste do Paraná

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Assis Chateaubriand está sediando, nesta quarta-feira (13/03), a segunda de uma série de quatro reuniões que integram a primeira rodada de 2024 dos Encontros de Núcleos Cooperativos que o Sistema Ocepar está promovendo nesta semana. O evento de hoje está sendo realizado na Unidade Frigorífica da Frimesa, com a presença de 120 lideranças de 26 cooperativas do Oeste do Paraná, de seis ramos: agropecuário, crédito, saúde, transporte infraestrutura e consumo.

AGO - Esta etapa dos Encontros ocorre juntamente com as pré-assembleias, que são preparatórias para a Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Sistema Ocepar, programada para o dia 1º de abril, em Curitiba. Em Assis Chateaubriand, o presidente da entidade, José Roberto Ricken, abriu as atividades destacando que a AGO deverá contar com a participação de deputados federais e senadores eleitos pelo Paraná na última eleição e que fazem parte das Frentes Parlamentares do Cooperativismo (Frencoop) e da Agropecuária (FPA). “Além de convidá-los para a nossa Assembleia, nós iremos promover uma reunião com esses parlamentares, no mesmo dia, com objetivo de estabelecer uma agenda política para o sistema cooperativista e rememorar os compromissos estabelecidos com o setor”, esclareceu Ricken.

Manifestações - Na abertura, houve ainda as manifestações da superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella, e do presidente das cooperativas Copacol e Unitá, diretor da Ocepar e coordenador do Núcleo Oeste, Valter Pitol. “Os Encontros de Núcleos Cooperativos trazem para o sistema cooperativista a oportunidade de acompanhar o trabalho que precisa ser feito para defender os interesses dos diferentes ramos do cooperativismo e integrar todas as diretorias e lideranças das cooperativas. E, nesta rodada, especialmente, nós também vamos nos preparar para o 15º Congresso Brasileiro de Cooperativismo (CBC). O nosso setor é muito forte no país, mas é preciso ter estrutura, capacidade e as condições de fazer aquilo que é possível e necessário para que o cooperativismo se fortaleça cada vez mais”, disse Pitol em entrevista ao Informe Paraná Cooperativo.

Intercooperação - Pitol destacou ainda a importância da intercooperação, um dos eixos temáticos de discussão do 15º CBC e uma prática representativa no Oeste paranaense. “A intercooperação proporciona a segurança e o crescimento das cooperativas, dando suporte aos cooperados. Nós temos aqui na região a Cotriguaçu, Frimesa e Unitá, cada uma com seu trabalho dedicado à defesa dos interesses das cooperativas que integram essas centrais. Quando estamos juntos defendendo nossos interesses, nós somos mais fortes e temos melhores condições de vencer as dificuldades”, frisou o coordenador do Núcleo Oeste.

O CBC - Considerado o evento mais importante do setor, o 15º CBC é organizado pelo Sistema OCB e deve contar com a participação de mais três mil lideranças do movimento cooperativista de todo o Brasil, entre os dias 14 e 16 de maio, em Brasília. O objetivo é consolidar novas diretrizes estratégicas do setor para o ciclo 2025-2030. Nos Encontros de Núcleos, estão sendo discutidas as propostas que o Paraná deverá apresentar no CBC.

Cooperativa anfitriã - O evento desta quarta-feira tem a Frimesa como cooperativa anfitriã. O presidente Elias Zydec compartilhou com os demais participantes o trabalho realizado e os resultados obtidos pela central em favor dos cooperados e das cooperativas filiadas. Zydec lembrou que, nesta quarta-feira (13/03), a indústria de Assis Chateaubriand completa um ano de funcionamento, com a marca de 5.001 suínos abatidos por dia e 3,2 mil funcionários.

Programação - A programação desta rodada dos Encontros de Núcleos Cooperativos contempla ainda a prestação de contas de 2023 das três entidades que integram o Sistema Ocepar (Ocepar, Fecoopar e Sescoop/PR) e a divulgação do plano de ação para 2024. Os resultados do último ciclo do Plano Paraná Cooperativo (PRC200), o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, encerrado no ano passado, e o cronograma de construção do novo PRC também fazem parte dos debates que estão sendo realizados nas reuniões.

Agenda - A agenda prossegue nesta quinta-feira (14/03), com a Integrada recebendo os participantes do Norte e Noroeste, no Boulevard Residence Hotel, em Londrina. A rodada encerra em Carambeí, na sexta-feira (15/03), no auditório Leendert de Geus, com a presença das cooperativas do Centro-Sul e tendo como anfitriãs a Frísia e a Cooptur. Os eventos seguem a mesma programação em todos os locais, sempre das 10h às 14h. A primeira reunião ocorreu nesta terça-feira (12/03), em São João, com a presença de 70 representantes das cooperativas do Sudoeste do Paraná.

 

Público - Os Encontros de Núcleos são destinados aos presidentes das cooperativas paranaenses, dirigentes, executivos e líderes cooperativistas.

 

 

Conteúdos Relacionados