ENCONTROS DE NÚCLEOS: Regulamentação da reforma tributária é a prioridade do ano no Congresso Nacional, destaca superintendente do Sistema OCB

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

A regulamentação da reforma tributária, promulgada no dia 20 de dezembro, é a prioridade deste ano no Congresso Nacional, destacou a superintendente do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras), Tânia Zanella, na manhã desta terça-feira (12/03), na abertura do Encontro de Núcleo Cooperativo que o Sistema Ocepar está promovendo em São João, no Sudoeste do Paraná, com a presença de 70 representantes de 15 cooperativas da região, de quatro ramos: agropecuário, crédito, transporte e infraestrutura. “O principal desafio agora é regulamentar a matéria, o que deve ocorrer em 90 dias. Há 55 menções a leis complementares feitas na PEC já aprovada no Congresso com esse objetivo. E o que o Sistema OCB está fazendo? Nós estamos nos organizando dentro dos ramos, porque talvez nós sejamos o setor mais difícil de compor pois estamos falando de sete segmentos da economia que temos que discutir, perceber quais são as necessidades e, a partir daí, apresentar as nossas propostas”, disse Tânia.

Outros projetos - Além disso, ela afirmou que o Sistema OCB faz o acompanhamento de 5.400 projetos em tramitação no Congresso Nacional. “E quando eu falo que nós acompanhamos, é com embasamento técnico, não é puramente acompanhar, pois eles têm impacto para as cooperativas e nós temos que estar lá atuantes”, acrescentou. Tânia ressaltou ainda outros temas importantes discutidos no legislativo, como o Marco Temporal das Terras Indígenas e a desoneração da folha de pagamento. Ela também informou que a OCB está atuando, juntamente com o Banco Central na regulamentação da Lei Complementar 96, que foi uma conquista para o cooperativismo de crédito, “para que não ocorra obviamente nenhum prejuízo para as cooperativas do ramo, que estão crescendo numa ascendência extremamente importante e válida”, frisou. “Inclusive, na semana passada, estivemos no Banco Central para conversar com eles e a ideia é que tenha uma regulamentação que absorva a nossa cultura, os nossos princípios e valores, o que é extremamente importante para o momento”, disse.

Plano Safra - O Plano Safra foi outro ponto evidenciado pela superintendente do Sistema OCB. “Essa é uma política muito trabalhada por nós. O Sistema Ocepar, juntamente com muitas cooperativas do Paraná, sempre contribui conosco na elaboração de propostas. Fizemos a entrega formal das sugestões do cooperativismo ontem para o governo federal. E, no dia 27, vamos nos reunir com os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, e do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, para que, mais uma vez, o sistema cooperativo saia na frente e nós consigamos colocar as nossas necessidades para o Plano Safra 2024/25”, complementou.

Conteúdos Relacionados