ENCONTRO ESTADUAL XIV: Julião Boêmio recebe os participantes; Coral Vozes da Inclusão emociona a plateia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Foi ao som de Julião Boêmio que os participantes do Encontro Estadual de Cooperativistas foram recebidos, na manhã desta sexta-feira (01/12), em Maringá, Noroeste do Paraná. Enquanto se acomodavam em seus lugares, o artista interpretou várias músicas. Ele foi a primeira atração do evento. Um dos sucessos interpretados foi "Brasileirinho", um choro composto em 1947 por Waldir Azevedo, músico e compositor brasileiro, mestre do cavaquinho.
Sobre o artista - Júlio Boêmio, nome artístico de Júlio César Vieira, começou seus estudos de música no Conservatório de MPB de Curitiba, no início dos anos 1990, com aulas de conjunto de choro, gênero pelo qual se apaixonou e se dedica até hoje. Ele é professor de cavaquinho e conjunto de choro, além de arranjador, produtor musical e assistente de direção da Orquestra à Base de Cordas do mesmo conservatório de sua origem. Junto com Boêmio, se apresentaram o musicista, produtor e pesquisador musical, Ricardo Salmazo, e o professor, musicista e integrante da Orquestra Filarmônica do Estado, Vinícius Chamorro.
Coral - No evento, a emoção tomou conta do público com a apresentação do Coral Vozes da Inclusão Sicredi Dexis, formado por 53 colaboradores da cooperativa de crédito Sicredi Dexis, sediada em Maringá, sendo 40 participantes do programa "Eu Coopero com a Inclusão", que visa a inserção de pessoas com deficiência intelectual no mercado. O coral tem a regência da maestra Mariana Hammerer e correpetição do pianista Diego Contiero.
Apresentações - Os primeiros ensaios começaram em agosto de 2017, com o grupo de colaboradores do programa e da cooperativa. Ao longo desse período, agregou integrantes de Nova Esperança e Londrina. O coral já realizou várias apresentações na sede e agências da Sicredi Dexis de Maringá e região. Também participou de eventos da cooperativa, como o lançamento da pedra fundamental e a inauguração da sede.