ENCONTRO ESTADUAL VI: Osmar Dias destaca conquistas no ramo crédito e criação de fundo garantidor
- Artigos em destaque na home: Nenhum
"A aprovação do projeto de lei que regulamentou o cooperativismo de crédito no Brasil, um braço importante do cooperativismo nacional, foi uma das principais conquistas deste ano. É uma vitória do cooperativismo brasileiro, da população", disse o senador Osmar Dias, ao fazer um balanço dos fatos que marcaram o ano de 2009 para o cooperativismo e para a agricultura. Em seu discurso durante o Encontro Estadual de Cooperativistas, na manhã desta quinta-feira (26/11), em Curitiba, Osmar Dias também anunciou outra importante vitória: a constituição de um fundo garantidor, composto por R$ 1 bilhão, voltado para os agricultores que fizerem empréstimos de investimentos. "Fiz a proposta e o governo aceitou. O fundo vai funcionar como um fundo de aval e ao mesmo tempo uma garantia para liquidação de empréstimo pelo produtor rural", disse.
Agricultura familiar - Segundo o senador, o Paraná está atravessando um momento muito importante para o cooperativismo e para a agricultura. "Vi, durante todo o ano, o discurso da crise, mas não vi as cooperativas tremendo diante da crise. E o sucesso do cooperativismo do Paraná é o sucesso de cada agricultor instalado em cada propriedade do estado. Quero fazer minhas as palavras do presidente Lula: é ignorância querer dividir, neste país, o agricultor familiar de todos os outros agricultores. O que temos que fazer é viabilizar o pequeno agricultor rural para ele que seja um empresário rural, e não dividir o campo, enfraquecendo assim o poder de reivindicação do meio rural. A união dos agricultores familiares e de todos os agricultores, é um gesto de inteligência. A agricultura familiar forte é o que temos que visar. E na composição das cooperativas do Paraná, 85% de agricultores são familiares. Portanto, o cooperativismo do estado é um cooperativismo da agricultura familiar também", disse.
Defesa - Em seu discurso, o senador também reafirmou o seu apoio ao cooperativismo e ao agronegócio. "Num estado em que 50% das exportações dependem do agronegócio, e 40% dos empregos dependem da agricultura, é ignorância ficar contra o agronegócio e o cooperativismo. Eu, com muito orgulho defendo o agronegócio e o cooperativismo. E o meu compromisso vai até onde alcança o poder que as cooperativas têm de transformar, econômico e socialmente, este estado. A história da agricultura do Paraná foi escrita assim: uma antes e outra depois do cooperativismo", comparou.
Meio ambiente - O senador comentou sobre outro assunto que tem preocupado muito o setor produtivo, que é a questão exigência da averbação da reserva legal. "Não podemos ficar em cima do muro em relação a este assunto. Há um esforço, inclusive do ministro Stephanes, para que o presidente Lula prorrogue o prazo para averbação que encerra no dia 11 de dezembro. O primeiro passo é a prorrogação do prazo, depois precisamos rever a matéria porque, caso contrário, vão sumir do Paraná quatro milhões de hectares", afirmou.