Encontro Estadual de Cooperativistas
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Moacir Micheletto - Presidente da FRENCOOP ? Frente Parlamentar do Cooperativismo, em Brasília. Nascido em Xanxêre SC, formou-se em Agronomia pela Universidade Passo Fundo ? RS.
Chegou ao Oeste do Paraná em 1968, onde por 26 anos, especializando seus conhecimentos em agricultura, cooperativismo e áreas afins, pôde desempenhar diversas funções em prol da agricultura brasileira e da população paranaense.
Foi extensionista da EMATER/PR; Diretor de diversas cooperativas, associações e empresas exerceu importantes cargos na comunidade científica e social do Paraná e do Brasil.
Foi eleito deputado federal por 4 mandatos consecutivos, desempenhando suas atividades parlamentares em defesa do cooperativismo e da agricultura brasileira, nas funções de Presidente, Coordenador e representante de diversas e relevantes Comissões nacionais e internacionais.
A sua atuação consistente e permanente na defesa dos interesses do cooperativismo e da agricultura levaram Micheletto a receber inúmeras condecorações. Uma das características marcantes nas suas gestões como deputado é a constante preocupação em honrar os compromissos assumidos com seus eleitores, criando e aprovando Leis que contribuam para o desenvolvimento do Paraná e do país.
Parlamentar totalmente comprometido com o ideário cooperativista, Micheletto é hoje um referencial junto às cooperativas brasileiras pela sua integridade, obstinação pelo trabalho e sobretudo pela sua vontade de fazer acontecer.
Por tudo isto, Moacir Micheletto recebeu o ?TROFÉU OCEPAR 2003?, em reconhecimento pelos relevantes serviços que prestou e vem prestando ao sistema cooperativista paranaense e brasileiro.
Guntolf van Kaick - Engenheiro agrônomo e administrador de empresas, participou ativamente do movimento cooperativista desde o final da década de 60 e início da década de 70 até os dias atuais.
Foi co-fundador da Assocep e da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná, em 1971, ocasião em que foi eleito seu primeiro presidente, cargo posteriormente exercido por mais três mandatos.
Foi Vice-Presidente da OCB por dois mandatos. Atualmente é Consultor Independente da Ocepar, membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia do Estado do Paraná, membro do Conselho Nacional de Proteção a Cultivares do Ministério da Agricultura, membro do Conselho Estadual de Recursos Hídricos e do Conselho de Consumidores da Copel e Vogal da Junta Comercial do Estado do Paraná indicado pela Ocepar. É detentor do Titulo de Cidadão Benemérito do Estado do Paraná, concedido pela Assembléia Legislativa do Paraná.
Dedicou sua vida inteira em prol do desenvolvimento do cooperativismo. A própria existência da Ocepar deve muito a van Kaick, que para sua estruturação usou dos seus próprios recursos para que a Ocepar pudesse chegar ao atual estágio.
Van Kaick é uma referência para todos aqueles que atuam no cooperativismo, sua ação esteve sempre centrada no interesse coletivo de milhares de cooperados.
Pelo que fez, pelo que vem fazendo pelo cooperativismo, as cooperativas do Paraná conferem a Guntolf van Kaick o TROFÉU OCEPAR ? 2003, como forma de reconhecimento da importante contribuição que prestou nestes seus 35 anos de atuação junto às cooperativas.
Na edição de amanhã publicaremos a relação das cooperativas com mais de 50 anos de fundação e que também foram homenageadas pelos diretores do Sistema Ocepar.