ENCONTRO DE NÚCLEOS: Vamos eleger 2022 como o ano das alianças estratégicas, diz presidente do Sistema Ocepar

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Foi realizado, nesta terça-feira (09/11), o segundo evento de uma série de quatro Encontros de Núcleos Cooperativos do Sistema Ocepar. Participaram 95 lideranças, representando 15 cooperativas de três ramos. Há 30 anos o Sistema Ocepar promove as reuniões de núcleos para debater regionalmente assuntos de interesse do setor, trazendo para discussão propostas de projetos e temas macro sobre economia, agronegócio e tendências que impactam os negócios cooperativos.

Projetos - São duas rodadas dos Encontros de Núcleos por ano. Normalmente, são presenciais, sempre com uma ou mais cooperativas como anfitriãs. Mas, em função da pandemia, as reuniões desta semana foram no formato online, com transmissão pelo Teams, tendo como anfitriãs a Coagro e a Sicredi Fronteiras de Capanema. Para esta edição, a pauta focou em três assuntos: os projetos do novo planejamento estratégico do setor, o Plano Paraná Cooperativo 200, o PRC200+; as estratégicas de desenvolvimento no cenário global, assunto abordado, pelo professor e reitor da Euro American Business School, Pedro Martins, que falou por videoconferência diretamente de Lisboa, em Portugal; e os resultados da pesquisa de mercado que avaliou a percepção dos consumidores, trabalho apresentado pelo diretor do Grupo Datacenso, professor Cláudio Shimoyama.

Presenças – Participaram desta reunião do Sudoeste: Clemente Renosto, coordenador de Núcleo Sudoeste, diretor da Ocepar e presidente da Sicredi Parque das Araucárias, José Cesar Wünsh, da Siredi Fronteiras, Edirlei Slavi, gerente de Produção e Suprimentos, que representou o presidente da Coagro, Sebaldo Waclawovsky, Paulo Pinto de Oliveira Filho, integrante do Conselho Fiscal da Ocepar,  Jacir Scalvi, do Conselho Fiscal da Fecoopar, Nelson de Bortoli, presidente do Sincoopar Sudoeste e presidente da Camisc, José Aroldo Gallassini, diretor da Ocepar e presidente da Coamo, Agnaldo Steves, presidente do Sicredi Agroempresarial, como ouvinte, e também a superintendente do Sistema OCB, Tânia Zanella. Pelo Sistema Ocepar, participaram, além do presidente José Roberto Ricken, e os superintendentes Nelson Costa, da Fecoopar, Robson Mafioletti, da Ocepar, e Leonardo Boesche, do Sescoop/PR e suas respectivas equipes.

Intercooperação - Ao abrir a reunião com os cooperativistas do Sudoeste do estado, o presidente do Sistema Ocepar destacou o trabalho do coordenador do núcleo da região, Clemente Renosto, e do presidente da Coopertradição, Juninho Tonus, envolvendo o planejamento conjunto de uma nova agroindústria. “Este é um esforço que torcemos muito para tenha sucesso para que tenhamos uma participação mais organizada das cooperativas do Sudoeste”, disse.

Alianças - O dirigente seguiu propondo “eleger o ano 2022 como o ano das alianças estratégicas entre as cooperativas”. “Isso é viável, é possível. Há regiões em que podemos assumir uma responsabilidade maior, ou seja, ganhar mais espaço. E se estivermos bem integrados, podemos somar e multiplicar os resultados”, disse. E prosseguiu lembrando que recentemente “tivemos um bom exemplo de união de esforços entre a Uniprime e Credicoamo, duas cooperativas de crédito”. “Mas esse é apenas um exemplo. Podemos ter vários, multiplicar a intercooperação, mantendo a individualidade de cada cooperativa, mas somando em outras questões. Quem mais ganha com isso é o cooperado, que é a razão do nosso trabalho”, frisou.

Estratégia - O presidente do Sistema Ocepar disse que é importante trazer o tema alianças estratégicas para discussão nos Encontros de Núcleos, tendo em vista o alcance e a repercussão dessas reuniões. “Os Encontros de Núcleos já são realizados há três décadas. Este formado de evento foi realizado pela primeira vez em setembro de 1999 e, por coincidência, foi sediado pela Coagro, de Capanema. Na época discutimos a implantação do Programa de Autogestão nas cooperativas do Paraná. Portanto, a discussão regional de pautas de interesse do setor é uma estratégia que nasceu com o Autogestão e mostrou-se bastante assertiva”, comentou.

Agenda - A próxima reunião do Encontro vai acontecer nesta quarta-feira (10/11), com cooperativistas do Noroeste e Norte e tendo como anfitriãs as cooperativas Coamo e a Credicoamo; e, na quinta-feira (11/11), haverá a participação de lideranças do Oeste, com a Lar e Lar Credi como anfitriãs. 

Conteúdos Relacionados