Encontro de núcleos cooperativos em Cascavel

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cerca de 73 lideranças cooperativistas do Oeste do Paraná, participaram hoje (29), na sede da Coopavel, do Encontro de Núcleos Cooperativos. O evento, promovido pelo Sistema Ocepar/Sescoop-Paraná, que já aconteceu também em Nova Londrina (Norte/Nordeste) e terá ainda reuniões, nesta quinta-feira (30), em Mariópolis (Sudoeste) e na sexta-feira, em Castro (Centro-Sul). Participaram do evento, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, o superintendente Nelson Costa, o gerente de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, e o gerente da Autogestão, Gerson Lauermann e o diretor do Denacoop do Ministério da Agricultura, José Roberto Ricken

Planejamento - Durante o encontro, dirigentes da região e as lideranças da Ocepar avaliaram o trabalho das cooperativas e do sistema Ocepar/Sescoop em 2003, além de discutir o planejamento para o próximo ano. Foram debatidas ainda questões relacionadas à economia brasileira e mundial, bem como seus reflexos para o setor cooperativo. Este tema foi abordado em Cascavel pelo professor doutor Alberto Borges Matias, da Universidade de São Paulo (USP), com a palestra "Desafios da Economia e a Gestão do Crescimento". José Roberto Ricken, diretor do Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural, do Denacoop, falou também sobre as ações desenvolvidas junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Bom momento - Na abertura da reunião, o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, comentou sobre "o bom momento que vive o cooperativismo brasileiro". Segundo ele, "cada vez mais as cooperativas estão buscando a profissionalização, a agregação de valor à produção e melhoria de atendimento aos seus associados". Um dos pontos fortes do sistema cooperativista, disse Koslovski, tem sido os investimentos na capacitação dos colaboradores. Segundo o presidente, somente em 2003, mais de 200 mil pessoas foram treinadas em cursos promovidos pelo Sescoop e em ações individuais das próprias cooperativas.

Aprimoramento - "As empresas só podem crescer e se manter fortes, investindo no aprimoramento dos colaboradores", acrescentou o diretor presidente da Coopavel Dilvo Grolli, lembrando que cooperativa mantém para isso sua Universidade Cooperativa (Unicoop). "O objetivo é promover cursos para todos os funcionários, desde o chão de fábrica até os níveis gerenciais", explicou ele. Em 2003, a Unicoop treinou mais de 15 mil pessoas entre funcionários, associados e suas respectivas famílias. Na área de capacitação do associado, se destaca ainda o Show Rural Coopavel que em 2003, recebeu cerca de 130 mil visitantes.

Projeções para 2004 - Dentre as diretrizes que devem fazer parte do planejamento da Ocepar para 2004, está o incentivo a maior interação entre as cooperativas do Estado, principalmente na conquista do mercado internacional. "Vamos discutir como as cooperativas podem atuar juntas e saírem mais fortalecidas", afirmou Nelson Costa, superintendente da Ocepar. Segundo ele, poderão se beneficiar nessa linha as cooperativas da região Oeste, por exemplo, no setor avícola. "Uma atuação conjunta das cooperativas, sem perder sua individualidade, poderá ser importante dentro do comércio exterior", defendeu.

Coopavel - O diretor presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, também acredita que este seja o caminho para fortalecer ainda mais o cooperativismo paranaense. Como exemplo, ele citou a parceria entre a Coopavel e Lar para exportação de carnes. Ambas estiveram juntas na Feira Internacional de Alimentos e Bebidas (Anuga), realizada em outubro na cidade de colônia, na Alemanha. O estande foi montado em conjunto com uma empresa que representa as cooperativas naquele pais.

Parcerias - A Coopavel também possui parcerias com outras cooperativas para a comercialização de produtos, tais como: Coagro - de Capanema, Coopermibra - de Campo Mourão e Copagril - de Marechal Candido Rondon, para vendas de adubos. Na área de produção de leite, as parcerias são com a Coagro e Credicoopavel. Com a Cotriguaçu a parceria visa a exportação de grãos e com a Copacol o entendimento é no setor de incubação de ovos férteis. Já na área de suinocultura a parceria estabelecida com a cooperativa Candul, de Dois Vizinhos. (Ass. Imprensa Coopavel)

Conteúdos Relacionados