ENCONTRO DE NÚCLEOS: Cooperativas do Oeste e deputados discutem novo Código Florestal
Notícias representação
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A votação do Projeto de Lei (PL) nº 1.876/1999, sobre o novo Código Florestal Brasileiro, foi um dos temas mais importantes discutidos no primeiro Encontro de Núcleos Cooperativos promovido pelo Sistema Ocepar, na manhã desta segunda-feira (23/04), em Medianeira, Oeste do Estado, com 150 participantes. “Os cooperativistas da região atualizaram informações sobre o andamento da matéria na Câmara Federal com os deputados federais paranaenses Dilceu Sperafico e Eduardo Sciarra, que fizeram um balanço geral sobre o assunto. A expectativa é grande no sentido de que o Código seja votado nesta terça-feira (24/05) e a questão seja resolvida”, afirmou o superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken. Ainda de acordo com ele, as cooperativas também trataram de questões relativas aos ramos crédito e transporte, trigo, plano safra, entre outros itens. “Além disso, os dois deputados falaram sobre a responsabilidade de apresentar propostas e fazer a defesa dos interesses das cooperativas na Câmara”, acrescentou Ricken. Sperafico e Sciarra integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), uma das mais antigas e atuantes no Congresso Nacional. Criada em 1986, está na 54ª legislatura e conta atualmente com 223 membros, sendo 199 deputados federais, dos quais 17 do Paraná, e 24 senadores, um deles paranaense.{gallery}noticias/2011/Maio/23/2011523152359/{/gallery}
Importância – O deputado federal Eduardo Sciarra reconheceu a importância do setor cooperativista nacional, representado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), destacou a força da Ocepar no Estado e do cooperativismo na região Oeste paranaense. De acordo com o deputado, a votação do novo Código é uma luta conjunta e que finalmente terá seu dia decisivo nesta semana. Disse ainda que a discussão ampla da matéria com a Frente Parlamentar já tem dois anos, garantindo, assim, um texto que atende as demandas do setor ruralista e uma posição muito favorável à aprovação. Na avaliação de Sciarra, é fundamental os parlamentares ouvirem suas bases e estar em consonância com as matérias que são pertinentes para que o setor produtivo possa ser cada vez mais eficiente. “A organização deste setor hoje é a melhor garantia de que possamos articular as votações que são demandadas e as cooperativas com seus líderes são o canal aberto destas discussões e que possibilitam que nós parlamentares realizemos também um bom trabalho,” afirmou o parlamentar.
Entusiasta - O deputado Dilceu Sperafico também enalteceu o trabalho realizado pelo cooperativismo e afirmou ser um operário entusiasta deste sistema de organização. Ele destacou o comprometimento das lideranças cooperativistas e o subsídio que elas produzem para a argumentação das matérias que são levadas para a votação dos parlamentares. Afirmou ainda que estar à frente de projetos para votação no Congresso exige, nos dias de hoje, muito cuidado. A atenção deve ser redobrada para evitar dupla interpretação do textos. Segundo o parlamentar, esse problema tem afetado o andamento de bons projetos e o cumprimento da sua base funcional. Para Sperafico, não é o caso do novo Código Florestal pois o projeto está muito bem construído e não há nenhuma possibilidade de tornar-se um obstáculo na sua operacionalização. “Não tenho dúvidas de que temos uma excelente base de aprovação e que seguramente nesta semana teremos esta matéria votada e aprovada”, ressaltou.
Cooperativas - Os presidentes da Frimesa e Copagril, Valter Vanzella e Ricardo Chapla, respectivamente, solicitaram aos deputados que dêem atenção para outros três temas que estão impossibilitando o desenvolvimento ainda maior das cooperativas e da região. Trata-se de assuntos relativos ao seguro desemprego, contratação de técnicos de segurança do trabalho para cada 150 colaboradores nas empresas e a contratação de deficientes. Lembraram que não são contra estes temas, mas que a redação tem que ser revista, haja vista que, da forma como estão sendo exigidas e tratadas pelos ministérios, não estão sendo eficazes.
Seguro - O presidente da Copagril afirmou que o seguro desemprego é hoje o benefício que mais tem atingido o setor produtivo. Ele citou que a necessidade por mão-de-obra das cooperativas é uma grande incoerência pelos volumes pagos por este benefício e demonstrou o caso de Marechal Cândido Rondon, onde, no ano passado, a Caixa Econômica Federal pagou R$ 8 milhões em benefícios. Este volume sugere muitos desempregados e, contrário este dado, a cooperativa tem encontrado muitas dificuldades em contratar pessoas para suas frentes de trabalho que crescem a cada dia graças ao bom desenvolvimento do agronegócio.
Abertura – O Encontro de Núcleo foi aberto em Medianeira pelo superintendente da Ocepar, José Roberto Ricken, que compôs a mesa diretiva de trabalhos com o presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski, com o presidente da Sicredi Cataratas do Iguaçu, anfitriã do evento, Luiz Hoflinger, com os presidentes da Frimesa Valter Vanzella; da CVale, Alfredo Lang; da Copagril, Ricardo Chapla e com os deputados Sciarra e Sperafico. Koslovski agradeceu a participação dos cooperativistas e dos parlamentares e frisou que o evento está acontecendo num momento determinante já que está para ser votado o novo Código Florestal. Ele enfatizou ainda o apoio que tem recebido dos deputados ruralistas e reconheceu a importância da participação dos mesmos nos fóruns de discussão promovidos pela Ocepar. No evento, o presidente da Sicredi Cataratas discorreu sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa de crédito e o superintendente da Ocepar falou sobre a conclusão do plano estratégico do Sescoop/PR para o período de 2011 a 2014 que está sendo elaborado conforme as diretrizes do Sescoop Nacional. As discussões foram coordenadas por Ricken, com participação dos gerentes de Desenvolvimento Humano, Leonardo Boesche, e de Desenvolvimento e Autoestão, Gérson José Lauermann.
Programação – Nesta terça-feira (24/05), o evento acontece em Mangueirinha, com a presença de cooperativistas do Sudoeste do Estado e tendo a Codepa como anfitriã. Depois, a Ocepar vai sediar, em Curitiba, a reunião, na sexta-feira (27/05), com as cooperativas do Centro Sul e cuja anfitriã será a Sicredi Central. O último encontro será no dia 30 de maio, em Mandaguari, tendo a Sicredi Agroempresarial como anfitriã e presença de cooperativistas do Norte e Noroeste do Estado. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Sicredi Cataratas)
Clique aqui e confira a programação dos Encontros de Núcleos Cooperativos