ENCONTRO DE AGENTES: Cento e quinze profissionais de 43 cooperativas do PR participam do evento, em Matinhos
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Cento e quinze profissionais que atuam como agentes de Autogestão, Profissionalização e Cooperativismo em 43 cooperativas paranaenses de diversos ramos estão presentes no Encontro organizado especialmente para este público pelo Sistema Ocepar, por meio do Sescoop/PR. A edição de 2022 começou na manhã desta quarta-feira (14/09), nas dependências do Sesc Caiobá, em Matinhos, no litoral paranaense, e prossegue até esta quinta-feira (15/09).
Abertura oficial - As atividades foram abertas oficialmente com a dupla Os Mentalistas, composta por Beto Parro e Rafa Moritz, psicólogos e especialistas em comportamento humano, que, de forma curiosa e descontraída, promoveram reflexões sobre diversos temas, como cooperação, funcionamento do trabalho em equipe dentro da psicologia humana, entre outros. “Como é bom encontrar um público tão alegre, atento e espontâneo. A sensação maior que fica é de que as pessoas estão plenamente presentes e dedicadas a esse encontro. Um prazer do começo ao fim”, disse Moritz. Os participantes também avaliaram positivamente a atividade. “Eu adorei a apresentação e a interação dos Mentalistas. A forma como eles trabalharam prendeu minha atenção e me fez querer participar cada vez mais e, principalmente, isso foi feito de forma divertida e curiosa, nos fazendo literalmente trabalhar com a mente”, afirmou Djonathan Felipe Ramos, da Cooperativa Cotriguaçu, sediada em Cascavel (PR).
Sescoop/PR - Na sequência, o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, fez uma apresentação sobre as ações da entidade. Inicialmente, ele lembrou que nesta semana está ocorrendo outro evento tradicional do Sistema Ocepar, os Encontros de Núcleos Cooperativos, de 12 a 15 de setembro, abordando uma questão importante, especialmente neste em que ocorrem novas eleições: o Programa de Educação Política do Cooperativismo, cujo objetivo é estimular o voto consciente e fortalecer a atuação da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) no Congresso Nacional. “A educação política é hoje o tema principal que está sendo discutido no Sistema Ocepar. Nós precisamos apoiar quem nos apoia, ou seja, os cooperativistas precisam conhecer os candidatos que vão representar o cooperativismo no Legislativo”, acrescentou. Clique aqui e confira na íntegra a apresentação do superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, em arquivo Power Point
Indicadores - Boesche destacou ainda os principais indicadores do Sescoop/PR, como os eventos de formação profissional e promoção social, número de participações, carga horária, ações de monitoramento e recursos investidos. “O Sescoop/PR realiza em média 121 eventos por dia, demonstrando a importância das capacitações ofertadas pela entidade. E é aqui que está a grande importância dos agentes de Desenvolvimento Humano, Cooperativismo e Monitoramento, que fazem a interlocução com o Sescoop/PR. Essas pessoas são agentes de transformação. O resultado da formação que oferecemos é o desenvolvimento das cooperativas”, enfatizou.
Atividades - Ainda na parte da manhã, Adeildo Nascimento ministrou palestra com o tema “Cultura e gestão como diferenciais competitivos”. Ele é economista com especialização em liderança e gestão de times. Também é fundador da DHEO Consultoria e profissional de RH há mais de 25 anos. Diretor da Associação Brasileira de Recursos Humanos – seção Paraná (ABRH-PR) Digital, é autor do livro Inteligência espiritual no mundo do trabalho e co-autor do livro Canvas pelos grandes mestres. Na parte da tarde, serão realizadas oficinas por coordenação (Profissionalização, Monitoramento e Cooperativismo), para se trabalhar temas específicos voltados aos agentes de cada área da cooperativa.
Cases e palestra - Nesta quinta-feira (15/09), os participantes do Encontro de Agentes 2022 irão conhecer cases de práticas de ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução em português) desenvolvidas pelas cooperativas da região Centro-Sul do Paraná, dos ramos agropecuário, crédito e saúde. O encerramento ocorrerá com a presença da palestrante, médica, apresentadora, atleta e aventureira, Karina Oliani, que vai falar sobre o tema: “Qual é o seu Everest?”. Ela já escalou duas vezes o Monte Everest, montanha onde se encontra o ponto mais alto do mundo, com 8.848 metros de altura em relação ao nível do mar. Também foi a primeira brasileira a escalar o K2, segunda montanha mais alta do mundo. Karina é ainda bicampeã brasileira de wakeboard e snowboard.
FOTOS: Cassiano Rosário