ENCOMEX: 'Agronegócio e cooperativismo no Mercosul' será tema de painel
- Artigos em destaque na home: Nenhum
“Agronegócio e o Cooperativismo no Mercosul” é o tema de um dos painéis que integram a programação do 3º Encontro de Comércio Exterior do Mercosul (Encomex Mercosul). O assunto será discutido nesta quinta-feira (01/12), das 16h05 às 18h, com a participação do superintendente adjunto do Sistema Ocepar, Nelson Costa, do diretor do Departamento de Assuntos Comerciais da SRI/Mapa, Benedito Rosa do Espírito Santo, e do diretor de Negociações Regionais e Controvérsias do Ministério da Agricultura da Argentina, Jorge Ernesto Iturriza. Representantes do cooperativismo também participam da reunião dos Secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior (Consedic), atividade complementar que será realizada durante o Encontro, também na quinta, das 14h30 às 17h. Entre eles, Gilson Martins, da Gerência Técnica e Econômica da Ocepar. O Encomex Mercosul prossegue até sexta-feira (02/12), na Universidade Positivo, em Curitiba. O evento é organizado pelo Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, em parceria com o Governo do Paraná.
Abertura - A abertura acontece na quinta, às 9 horas, com a presença do ministro do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Exterior Fernando Pimentel, do governador Beto Richa e ministros da Indústria da Argentina, Uruguai e Paraguai. A pauta principal do Encomex é avaliar as duas décadas de experiência do Mercosul e planejar os próximos 20 anos do bloco econômico. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na página do evento (http://mercosul.encomex.mdic.gov.br./). Na tarde da quinta, o MDIC vai divulgar os dados da balança comercial do mês de novembro e do acumulado do ano. Os números serão detalhados e comentados em uma entrevista coletiva a partir das 15 horas.
Comércio - Os palestrantes debaterão maneiras de facilitar o comércio entre os países do bloco econômico e tratarão de temas específicos, entre eles, crescimento econômico, inovação, competitividade, câmbio, mecanismos de financiamento e negociações com terceiros países. Haverá um painel especifico para discutir as relações comerciais entre Mercosul e Canadá, com a vinda de uma delegação canadense.
Programação - Ministros dos países membros do bloco econômico e de outras autoridades vão participara dos painéis. Haverá ainda estandes institucionais voltados para os empresários que atuam no bloco comercial e um balcão de atendimento com técnicos do MDIC para solução de dúvidas e pendências relacionadas ao comércio exterior.
Experiências - Empresas exportadoras do bloco irão apresentar suas experiências comerciais exitosas no Mercosul e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) promoverão um Encontro de Negócios com empresários do bloco econômico. O Banco do Brasil irá aproveitar o encontro para anunciar os vencedores do Prêmio Proex Excelência. Confira a programação completa - http://mercosul.encomex.mdic.gov.br/programacao. (Com informações da AEN)