EMERGENTES: BNDES assina acordos com bancos de desenvolvimento dos Brics
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) informou em comunicado assinatura de dois acordos com os presidentes dos bancos de desenvolvimento de China, Rússia, Índia e África do Sul, países integrantes do grupo Brics. As parcerias têm como objetivo abrir caminho para a intensificação das relações econômicas entre as potências emergentes, segundo o BNDES.
Guarda-chuva - Um dos acordos, o Master Agreement, ou "acordo guarda-chuva" estabelece princípios gerais para a concessão de linhas de crédito em moeda local. Outro, o Letter of Credit Agreement, ou acordo de carta de crédito, define regras para a confirmação de cartas de crédito em operação de exportação entre os cincos países.
Vigência - Os acordos têm vigência de cinco anos. A assinatura ocorreu durante o Quarto Encontro dos Líderes do Brics, em Nova Déli, na Índia. O documento foi assinado entre o BNDES, o Banco de Desenvolvimento da China (CDB), o Banco de Desenvolvimento da Rússia (Vnesheconombank), o Eximbank da Índia e o Banco de Desenvolvimento da África do Sul (DBSA). Em seu informe, o banco lembrou que, nos últimos anos, houve estreitamento das relações político-econômicas entre os governos dos Brics. Isso permitiu aproximação entre seus bancos de desenvolvimento. (Valor Econômico)