Embrapa Pecuária Sudeste realiza projeto educativo para crianças
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Embrapa Pecuária Sudeste (São Carlos-SP) realiza, nesta semana (de 17 a 21 de outubro), o Projeto Saúde Brasil, uma série de dias-de-campo educativos, dirigidos a crianças, com informações sobre alimentação saudável e sobre a cadeia produtiva do leite. Cerca de 4 mil alunos, de seis a oito anos, da rede pública do Primeiro Grau, visitam as instalações desse centro de pesquisa, onde recebem orientação e explicações sobre as etapas da produção de leite e sobre as qualidades nutritivas desse alimento. As crianças têm a oportunidade de ver a ordenha mecânica, brincar com bezerros e observar a alimentação dos animais. Também assistem a uma peça de teatro/circo, feita por artistas profissionais, onde são reforçadas as noções de alimentação saudável e repassadas informações sobre a cadeia produtiva do leite. No final, é servido um lanche à base de lácteos, como iogurte, sanduíche de queijo etc.
Atividades - Depois, na escola, os alunos fazem desenhos ou escrevem redações (conforme a idade) e os melhores classificados são posteriormente premiados, com computadores, bicicletas, aparelhos de TV e uma viagem ao parque temático "Mundo de Beto Carrero", no balneário de Penha, em Santa Catarina.Em 1999 a Embrapa Pecuária Sudeste foi agraciada, pela Fundação Abrinq, com o diploma “Empresa Amiga da Criança”, graças a esse trabalho. Em 1998 recebeu o primeiro lugar do Prêmio de Marketing Rural, concedido pela ABMR-Associação Brasileira de Marketing Rural. E em 2003 ganhou o "Prêmio Darcy Ribeiro de Educação", conferido pela Câmara dos Deputados.Até agora mais de 100 mil crianças, das quais 50 mil em São Carlos, foram beneficiadas.
Custos - Os custos do Projeto Saúde Brasil são quase que totalmente assumidos por empresas privadas patrocinadoras. A Embrapa Pecuária Sudeste entra com o local físico, com os técnicos que orientam a visita e com a supervisão geral. O evento já foi realizado com outros produtos e em diferentes cidades, sob o sistema de franquia. O projeto leite foi feito também em Brasília, o evento carne bovina ocorreu em São Paulo e em Uberaba (MG) e o evento carne suína e avícola aconteceu em Concórdia (SC), este último organizado pela Embrapa Suínos e Aves. O Projeto Saúde Brasil pode ser também realizado com outros produtos do agronegócio - citros, trigo, milho, arroz, soja, frutas, mel e outros - sob supervisão da Embrapa Pecuária Sudeste, em parceria com associações do agronegócio ou empresas privadas promotoras de eventos. (Embrapa Pecuária Sudeste).