Eleições na Alemanha e lançamento de Programa Nacional de Estradas Rurais são destaques do Informativo Semanal

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

relacoes institucionais destaque 28 02 2025A Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar, vinculada à Gerência de Desenvolvimento Técnico (Getec), publicou, nesta sexta-feira (28/02), o Informe Semanal referente ao período de 24 a 28 de fevereiro. O setor foi criado com o propósito de fazer o acompanhamento das matérias de interesse do cooperativismo em discussão tanto no Congresso Nacional como na Assembleia Legislativa do Paraná, das leis publicadas no âmbito do executivo (federal, estadual e municipal), além de outros temas vinculados às áreas de atuação das cooperativas do Paraná. Confira abaixo os destaques do boletim.

Eleições na Alemanha

A Alemanha foi às urnas no último domingo (22/02) para eleições legislativas antecipadas, um movimento que redefinirá o equilíbrio de poder no país, e  potencialmente, a direção da maior economia da Europa. O motivo das eleições antecipadas? O colapso da coalizão “semáforo” – o governo formado entre os social-democratas (SPD) do primeiro-ministro Olaf Scholz, os verdes e os liberais do FDP. Essa configuração de governo, que já enfrentava desafios internos desde o início, desmoronou quando as divergências sobre o orçamento de 2025 se tornaram irreconciliáveis.

O impasse foi previsível. Os verdes e os social-democratas buscavam maior flexibilidade fiscal para impulsionar investimentos estratégicos e financiar a transição energética, enquanto os liberais do FDP, que comandava o Ministério da Economia, manteve seu compromisso com a austeridade, se recusou a ceder. Quando os liberais decidiram abandonar o governo em novembro de 2024, os sociais-democratas tiveram poucas alternativas além de convocar novas eleições.

As urnas puniram os partidos da coalizão semáforo. Os liberais não atingiram os 5% necessários para se obter o mínimo de cadeiras na Câmara dos Deputados. os Verdes caíram de 15 para 11% na preferência do eleitorado. Já o SPD, partido mais antigo da Alemanha, teve o seu pior resultado nos últimos 100 anos 16,4% das preferências.

A vencedora dessas eleições foi a federação partidária conservadora CDU/CSU representante da Democracia Cristã, com 26% dos votos se tornou novamente a maior bancada do parlamento alemão. Liderado por Friedrich Merz, o partido terá o direito de tentar formar a coalizão de governo para o próximo quadriênio.

No entanto, o maior marco dessas e eleições, foi o avanço do partido de extrema-direita AfD (Alternativa para a Alemanha). Com 20% dos votos 0 Partido obteve o melhor resultado de sua história, sendo a sigla mais votada entre a população da Alemanha do Leste (antiga Alemanha Comunista). É o maior resultado de um partido de extrema-direita no país desde a segunda guerra mundial.

A sigla de Esquerda The Link, também obteve resultado histórico, sendo a preferida dentre os jovens. 

Mais

O boletim traz uma análise desses resultados e informações sobre o lançamento do Programa Nacional de Estradas Rurais.

Clique aqui para acessar o Informe da Coordenação de Relações Institucionais do Sistema Ocepar na íntegra.

Conteúdos Relacionados