EDUCAÇÃO POLÍTICA: Grupo de trabalho avalia texto da reforma tributária e impactos para as cooperativas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Reforma tributária, Agenda Institucional do Cooperativismo e a reunião de diretoria do Sistema Ocepar excepcionalmente realizada em Brasília, foram os temas em pauta, na última sexta-feira (28/04), da reunião do Grupo de Trabalho (GT) do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense. Realizado no formato online e promovido pelo Sistema Ocepar, o encontro contou com a presença de representantes do Sistema OCB e do deputado federal Pedro Lupion.

Frencoop - Ao recepcionar os participantes, a coordenadora de Relações Parlamentares do Sistema Ocepar, Daniely Andressa da Silva, destacou o papel estratégico do GT do Programa de Educação Política no acompanhamento dos temas de interesse do cooperativismo.  “Tivemos uma renovação na Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), com a adesão de parlamentares que estão chegando ao cenário federal, a exemplo do deputado Tião Medeiros, que era deputado estadual e já tem o grande desafio de presidir a Comissão da Agricultura. Portanto, a Frencoop conta com atores importantes para somar os esforços e fortalecer cada vez mais o trabalho em defesa do cooperativismo no Congresso”, disse.

Continuidade - O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, lembrou que o Programa de Educação Política é uma ação de abrangência nacional, coordenada pelo Sistema OCB. “Desde 2018, o Paraná encampou a ideia e, a partir dos resultados satisfatórios obtidos nas últimas eleições, sugerimos torná-lo permanente, com o intuito de apoiar os parlamentares que estiveram ao nosso lado no último pleito eleitoral. Além disso, penso que é uma forma eficaz de fazer a informação chegar na ponta, de forma que o nosso público acompanhe o andamento dos temas prioritários para as cooperativas, bem como a atuação dos parlamentares que fazem a defesa do nosso setor”, comentou.  Na sequência, o dirigente fez um balanço da reunião de diretoria do Sistema Ocepar realizada em Brasília. “Tivemos uma repercussão bastante positiva. Contamos com a presença de 13 parlamentares, dos 16 paranaenses que integram a Frencoop no Congresso Nacional”, lembrou.

Pauta - Para tratar sobre a Agenda Institucional do Cooperativismo, documento que elenca as principais demandas do cooperativismo, participou da reunião o coordenador de Relações Governamentais do Sistema OCB, Eduardo Queiros. Já sobre reforma tributária, além do deputado Pedro Lupion, presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e diretor do Ramo Agropecuário na Frencoop,  falaram sobre o tema a gerente Jurídica da OCB, Ana Paula Andrade Ramos, o coordenador jurídico tributário da Ocepar, Rogério Croscato, e o coordenador Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Devair Mem. Ao final da reunião, o analista de Relações institucionais da Ocepar, Diogo Tavares, fez uma apresentação do relatório final do Programa de Educação Política do Cooperativismo Paranaense.

 

Conteúdos Relacionados