ECONOMIA: Mantega descarta necessidade de mais medidas restritivas

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
O ministro da fazenda Guido Mantega afirmou nesta sexta-feira acreditar que não serão necessárias mais medidas para conter a economia. "Estamos tomando medidas desde o final do ano passado para moderar o crescimento do consumo e do crédito e elas estão fazendo efeito", disse. Depois de um almoço com o Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV) - formado por 35 grandes varejistas - Mantega afirmou que o setor acusa que, enquanto o primeiro trimestre foi bom, em abril e maio começou a haver uma desaceleração.
 
Patamar moderado - O ministro da Fazenda afirmou que a economia já caminha para um patamar mais moderado de crescimento e crédito, mas disse que o governo vai continuar observando.Mantega disse que a inflação anualizada para 2011 subiu um pouco com relação à previsão de 5% do governo e que agora está na faixa de 6%. Ele citou que a última previsão do Banco Central é de 5,6%, mas que os relatórios mais atuais já trabalham com um pouco mais do que isso. "Mas daqui para frente a inflação tende a diminuir", disse Mantega, acrescentando que "o mais importante é que o pior já passou, a pressão inflacionária maior está sendo desativada".
 
Câmbio - Sobre o câmbio, o ministro disse que enquanto não houver uma mudança da política monetária dos EUA e da União Europeia, haverá pressão para que a moeda brasileira se valorize, o que o governo brasileiro "vai procurar controlar". (Valor Econômico)

Conteúdos Relacionados