Deputado Federal Luiz Nishimori visita Sistema Ocepar
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A semana começou com visita parlamentar no Sistema Ocepar. O deputado Federal Luiz Nishimori (PSD-PR) foi recebido pelo presidente José Roberto Ricken. Na ocasião, o parlamentar parabenizou o Sistema Ocepar pela realização do Encontro Estadual de Cooperativistas 2024, que ocorreu na última sexta-feira (29/11), em Curitiba. Nishimori participou do evento, juntamente com outros sete deputados federais que integram a Frente Parlamentar do Cooperativismo no Congresso Nacional (Frencoop).
Na visita, o deputado fez um balanço sobre o ano de 2024 e seus desafios. “Minha avaliação é sempre positiva, porque nós lutamos muito pelos interesses do agronegócio. Nós temos uma bancada do agronegócio, eu sou presidente da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura. Lutamos pelo bem do setor que carrega nosso país, já que o agronegócio responde por ¼ do PIB nacional, sendo responsável por 37% dos empregos formais e informais do país. Eu também faço parte da Frente Parlamentar do Cooperativismo. A Ocepar é um órgão muito importante, que tem feito um ótimo trabalho e nós vamos continuar defendendo os interesses do Paraná”.
Nishimori também comentou sobre os desafios para o próximo ano. O parlamentar afirma que é essencial defender os interesses do país e demonstrar como o agronegócio brasileiro produz com qualidade e preservando o meio ambiente. “Nós temos código florestal que prevê Reserva Legal. Temos um respeito muito grande pelo meio ambiente. Precisamos falar em voz alta sobre esse assunto”, afirma.
O deputado destacou o trabalho feito para expandir mercados consumidores, em especial no continente asiático. “Estou muito feliz por levar ao mercado asiático as carnes bovina e suína. No Japão, por exemplo, comecei a trabalhar, juntamente com a Ocepar, há 20 anos. Levamos todos os presidentes, diretores das cooperativas do oeste paranaense. Hoje, no Japão, 80% da carne de frango consumida é brasileira e grande parte é paranaense. Agora tenho como missão também incentivar mais a aquicultura, com mais financiamento, maquinário para os pequenos produtores. Tenho certeza de que o mercado vai aumentar a demanda por esses produtos”, finalizou.