Crônica sobre os transgênicos

  • Artigos em destaque na home: Nenhum
(*) Por Arnaldo Jabor

Será que existe soja de direita e soja de esquerda, existe feijão reacionário e arroz progressista? Pois é, o governo não sabe o que fazer nessa coisa meio louca, que vai para frente e para trás, dos transgênicos no Brasil.

Temos que separar o que é Ciência do que é Política. Não se pode ficar contra a Ciência com os avanços da biologia molecular, se é discussão política, se deveria restringir-se apenas quanto a quem vai controlar esse conhecimento científico.
No caso da soja, a palavra correta aliás não é transgênico, mas sim soja geneticamente modificada, pois transgênico seria, por exemplo, misturar o gene de uma minhoca com, sei lá, o da a cana-de-açúcar. No caso da soja, a biotecnologia apenas aperfeiçoou sua própria estrutura genética e não se provou até agora nenhum dano à saúde.

No caso do Governo brasileiro, por medo de ter um dia as sementes controladas pelas multinacionais, nossos brilhantes executivos do PT resolveram dar um tiro no próprio pé, porque proibindo o plantio da soja geneticamente modificada, além dos prejuízos com os nossos agronegócios, perdendo bilhões por causa de baboseiras ecológicas, estão boicotando um progresso da Ciência e principalmente sabotando uma das empresas que mais contribuiu com o atual estágio do desenvolvimento brasileiro, que é a Embrapa, que, por ser excepcionalmente competente, desenvolveu diversas variedades de sementes de soja, entre outras coisas, e isso possibilitou a conquista do cerrado brasileiro, quadruplicando a nossa produção de soja.

A Embrapa detém o maior número de PHD's do Brasil, uma empresa pública, com doutores craques lá dentro. Da Ciência brasileira talvez seja um dos melhores lugares e a Embrapa tem sido vítima, direta ou indiretamente, dos boicotes no Executivo, primeiro cortando o seu orçamento, quando deveriam aumentá-lo muito, e depois prejudicando-a por medo de sermos engolidos no futuro por empresas como a Monsanto, que na cabeça dos comunas velhos é o fantasma do imperialismo. Apoie a Embrapa gente boa, é um dos poucos orgulhos nacionais.

(*) Íntegra do comentário do jornalista Arnaldo Jabor, divulgado na rádio CBN, em 1° de setembro de 2003

Conteúdos Relacionados