CRÉDITO: Sistema Ocepar promove a 9ª reunião do Comitê Técnico do Ramo Crédito

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Cooperativas de crédito do Paraná estiveram reunidas na tarde da última sexta-feira (10/12), por videoconferência, para a 9ª Reunião do Comitê Técnico do Ramo Crédito. Promovida com o objetivo de discutir assuntos de interesse do ramo e atualizar sobre os trabalhos de representação institucional da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a reunião foi conduzida pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, pelo superintendente Robson Mafioletti, pelo gerente da área Técnica e Econômica, Flávio Turra, e contou também participação de profissionais da organização das áreas Técnica, Desenvolvimento Cooperativo e Comunicação.” Este comitê é importante porque fortalece comunicação e traz para o debate temas de interesse para as cooperativas na esfera governamental e no executivo”, disse Robson Mafioletti.

Crédito Rural - Um dos temas tratados foi alocação de recursos públicos para subvenção do crédito rural. “Vocês têm canais abertos para conversar conosco”, destacou o diretor do departamento de crédito da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura (Mapa), Wilson Vaz de Araújo. Vaz conversou com os cooperativistas do ramo crédito por vídeo mensagem, tendo em vista que ele se encontrava em viagem técnica pelo Pará para realização de estudos técnicos evolvendo pescados. “Não temos recursos novos, essa a realidade. O que tem recursos é o que está no plano safra, e estamos estudando alternativas, inclusive, junto aos bancos”, disse. O detalhamento de como o governo trabalha a questão do crédito rural ficou a cargo do coordenador geral de Crédito do Mapa, Antonio Luis Machado de Moraes, que além de apresentar as informações também respondeu dúvidas dos cooperativistas paranaenses, afirmou que os pedidos de remanejamento devem ser autorizados em breve e ponderou sobre a limitação de recursos e particularidades do ModerFrota.

Representação nacional - Após agradecer pela oportunidade de falar aos cooperativistas do Paraná, a superintendente da OCB, Tânia Zanella, enalteceu a criação do Comitê Técnico, lembrando que esteve presente na primeira reunião e, desde então, só vem fortalecendo a certeza quanto a importância da sua constituição que, em sua avaliação, traz mais segurança e assertividade à representação institucional, pois facilita a comunicação e ao alinhamento dos interesses. Tânia também falou sobre o PLP 27/2020, que trata da atualização da Lei 130/2009. “O trabalho está caminhando bem. Já foi designado o relator do texto e a matéria já entrou em pauta, com grandes possibilidades de aprovação. Importante destacar ainda que a OCB trabalhou fortemente no consenso para aprovação desse projeto. Temos muito a comemorar pelas conquistas que o cooperativismo de crédito já alcançou”, reforçou.

Detalhamento - O que O Coordenador do Ramo Crédito da OCB, Tiago Borba Abrange, apresentou as propostas do PLP 27/2020 que visam atualizar a Lei Completar 130/2009, que dispõe sobre o Sistema Nacional de Crédito Cooperativo.  Ele citou, por exemplo, a ampliação das possibilidades de utilização do FATES, a impenhorabilidade das cotas-partes dos cooperados, a possibilidade de reversão para o fundo de reserva dos saldos de capital social e sobras não procuradas pelo cooperado desligados, empréstimos sindicalizados, requisitos mínimos para cargos eletivos, entre outros.

Pautas - A reunião encerrou com a apresentação, por parte das cooperativas, de sugestões de atuação conjunta, visando a redução de custos, principalmente, no transporte rotineiro. Além disso, ficou como sugestão que estes temas entrem na primeira reunião do ano de 2022, para que um trabalho coordenado possa ser executado logo no início do ano em exercício.

Conteúdos Relacionados