CRÉDITO: Cresol recebe comitiva do Paraguai em imersão no cooperativismo brasileiro

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Na segunda-feira (29/05), a Cresol recepcionou, em sua sede nacional, em Francisco Beltrão (PR), a missão técnica da Federação de Cooperativas de Crédito do Paraguai (Fecoac) para uma imersão no cooperativismo brasileiro. A comitiva, liderada pela presidente da Federação, Myriam Baez, também foi acompanhada por representantes do Sistema OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras) e, além de conhecer a atuação da Cresol, realizou visita a cooperados.

Atividades - Pela manhã, o grupo conheceu a sede da Cresol e foi apresentado ao modelo de atuação da cooperativa financeira, do Cresol Instituto e da Agri-Agência, organização dedicada à cooperação internacional. À tarde, as atividades aconteceram na Cresol Tradição, focando na atuação das cooperativas singulares, e finalizaram com visita a dois cooperados, um da área urbana e outro da área rural.

Indicação - A Cresol, que hoje figura como a terceira maior força do cooperativismo financeiro no Brasil, foi indicada pela OCB para receber a missão técnica “por ser uma cooperativa jovem, que vem crescendo de modo importante no cenário de desenvolvimento com sustentabilidade”, comentou João Martins, coordenador de Relações Internacionais da OCB.

Intercâmbio positivo - Luiz Tomacheski, vice-presidente da Central Cresol Baser e conselheiro do Cresol Instituto, apresentou a cooperativa aos visitantes e avaliou o intercâmbio como positivo para as instituições. “Recebemos com satisfação e orgulho a missão técnica do Paraguai. Nós já construímos uma grande história no cooperativismo, mas sabemos que ainda temos muito para crescer e desenvolver. Essa troca de experiências será benéfica para ambos os países, fomentando parcerias futuras, e a Cresol, sendo parceira da OCB, também está comprometida em fortalecer o cooperativismo internacionalmente”.

Representação - O movimento cooperativista do Paraguai tem representação tanto no governo, com o Instituto Nacional de Cooperativismo (Incoop), como na sociedade civil, com a Confederação de Cooperativas Rurais do Paraguai (Concopar) e a Confederação Paraguaia de Cooperativas (Compacoop). Conforme levantamento da ACI, em 2020 existiam 450 cooperativas no país: 330 delas do ramo de crédito e 45 cooperativas agro, representando 10% do cooperativismo paraguaio. (Assessoria de Imprensa Cresol)

Conteúdos Relacionados