CREA-PR: Presidente do Sistema Ocepar é homenageado com a Medalha do Mérito
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, foi um dos homenageados com a Medalha do Mérito 2020, concedida pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR). A cerimônia ocorreu na noite dessa quarta-feira (10/11), em Foz do Iguaçu, quando a entidade premiou profissionais e empresas em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à sociedade e ao Sistema Confea/Crea. Os homenageados foram indicados pelas Câmaras Especializadas e aprovados pela Comissão do Mérito e pelo Plenário do Conselho para receber a Medalha do Mérito (para profissionais), a Menção Honrosa (organizações) e a inscrição no Livro do Mérito do Crea-PR (profissionais in memoriam). Devido à pandemia, o evento deste ano contemplou as homenagens referentes aos anos de 2020 e 2021.
Formação e carreira - Ricken é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal do Paraná e mestre executivo em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Iniciou seu trabalho em 1980 como responsável técnico pela produção de sementes na Cooperativa Agropecuária Vale do Piquiri, em Palotina (PR), hoje C.Vale. Teve passagens pela Acarpa/Emater-PR, Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) e Departamento de Cooperativismo e Associativismo Rural (Denacoop), do Ministério da Agricultura. Foi superintendente do Sistema Ocepar antes de assumir o cargo de presidente da entidade, onde cumpre seu segundo mandato até 2023.
Entrega - O chanceler da Comissão do Mérito do ano de 2020, engenheiro civil Francisco Ladaga, parabenizou todos e explicou que “esse é um prêmio já consolidado no Crea por diversas gestões e existe a Comissão do Mérito, que analisa as indicações após passarem pela Câmara Especializada. Então, essas homenagens são fruto de um trabalho de estudo, então sintam-se orgulhosos de terem sido homenageados ou de terem seus parentes homenageados, porque são homenagens justas e merecedoras”.
Satisfação - O chanceler da Comissão do Mérito de 2021, engenheiro eletricista Edson Luiz Dalla Vécchia, disse sentir “satisfação em receber todos para essa homenagem, em reconhecimento do trabalho justo, profícuo e exemplar dos nossos profissionais, empresas e entidades de classe hoje homenageadas. Então, é um prêmio importante porque são decisões realizadas após um longo caminho de análises. Desejo felicidades e peço que continuem dando seus exemplos como profissionais, para que tenhamos sempre orgulho e a oportunidade de conceder essas homenagens”.
Vencedores - O diretor geral da Mútua-PR, Julio Russi, disse que “todos devem se sentir homenageados porque o trabalho feito aqui pelo Crea-PR é muito sério, tudo feito com muito critério, e sabemos que esses prêmios são realmente para os vencedores, então, parabéns a todos”.
Importância notória- O chefe de Gabinete do Confea, engenheiro Luiz Rossafa, citando um Decreto do Brasil imperial, depois outros atos históricos, falou da notória importância dos engenheiros no desenvolvimento do país. “Neste momento, estamos diante de uma homenagem de suma importância, de profissionais que se dedicaram a um processo de humanização da sociedade, mas, acima de tudo, a uma condição de artistas, que deu dinâmica, que deu valor e desenvolvimento ao país. Para tudo isso é necessário o trabalho dos nossos engenheiros. Por isso, em nome do presidente do Confea, engenheiro civil Joel Krüger, quero deixar nossa gratidão e nosso reconhecimento, especialmente dos homenageados in memoriam porque foram construtores de virtudes, não somente para a engenharia, mas para a sociedade brasileira”, disse.
Agradecimento - O presidente do Crea-PR, Ricardo Rocha, em nome dos chanceleres presentes, agradeceu “às Comissões que tiveram este trabalho árduo de análise e escolha, muitas vezes são excelentes profissionais indicados e é preciso escolher um entre cada categoria por modalidade, além das empresas, que são referências para nós. Fico feliz também em ver a diversidade de homenageados, empresas bastante reconhecidas, instituições e ensino. Aproveito a oportunidade para parabenizar todos os funcionários por realizar esse desafio dos eventos que iniciam neste momento”, destacou.
Homenageados 2020 - Os homenageados de 2020 com a Menção Honrosa foram: Companhia Cacique de Café Solúvel, Associação Paranaense de Engenheiros Eletricistas, Engemin Engenharia e Geologia Ltda e Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre). Já com o Livro do Mérito foram: Engenheiro Cartógrafo Mauricio Freire Brunetti, representado por Katia Brunetti e sua filha Drisana Bruneti, Engenheiro Químico Nei Hansen de Almeida, representado pelo filho Thiago Menegassi, Engenheiro Eletricista e Engenheiro Mecânico Rodrigo Luiz Teibel, representado por Marcia Gobetti Teibel, Engenheiro Civil Ibis Rodrigues Busse, representado pela engenheira Isis Busse e Engenheiro Agrônomo Francisco Justo Junior, representado pelo engenheiro Cesar Veronese. Com a Medalha do Mérito: Engenheiro Agrônomo José Roberto Ricken, Engenheiro de Segurança do Trabalho Vladimir Mendes, Engenheiro Químico Luiz Fernando de Lima Luz Junior, Engenheiro Mecânico João Arthur Mohr, Engenheiro Eletricista Victor Luiz Merlin e Engenheiro Civil Sérgio Renato Vialle.
2021 - Os homenageados de 2021 foram: Menção Honrosa: Associação Regional dos Engenheiros Agrônomos de Cascavel (Areac), representada pelo engenheiro agrônomo Cesar Davi Veronese, Engefoto Engenharia e Aerolevantamentos S.A, representada por Roberto Costa, e Unidep – Centro Universitário de Pato Branco, representando pelo engenheiro eletricista Rafael Zamodzki, Carbonífera do Cambuí Ltda. Com o Livro do Mérito: Engenheiro Agrônomo Edson Battilani, representado por Izabel Aparecida Segura Battilani; Engenheiro Civil Rogério Pinto Pinheiro; Engenheiro Mecânico Eletricista Helio Irani da Motta e Camanducaia, representado por Adelaide Camanducaia, Engenheiro Mecânico José Augusto Rapcham, Engenheira Segurança do Trabalho e Engenheira Civil Dulcineia Dias de Moura, representada por Everton Claytom Rentz. Com a Medalha do Mérito: Engenheiro Agrônomo Natalino Avance de Souza, Engenheiro Civil Manfred Theodor Schmid, Engenheiro Eletricista Edson Mancini Filho, Engenheiro Cartógrafo Luis Augusto Koenig Veiga e Engenheiro Químico Carlos Itsuo Yamamoto. (Com informações e fotos do Crea-PR)