CPI DOS ALIMENTOS INCENTIVA DENÚNCIAS

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Está circulando em todo o Paraná o cartaz "CPI DOS ALIMENTOS", mandado confeccionar pela CPI dos alimentos e que incentiva a denúncia de práticas abusivas contra os consumidores. O telefone disque-denúncia é 0800-644-1202. A CPI dos Alimentos, que está chegando ao final das audiências com as redes de supermercados, é presidida pelo deputado Orlando Pessuti, tem Plauto Miró Guimarães como vice-presidente, Cezar Silvestre como relator e Eli Ghellere como sub-relator. Integram a CPI., ainda, os deputados Ricardo Maio, Nelson Tureck, Ademir Bier,Miltinho Pupio, Luciana Rafagnin, Edson Praczyk, Hidekazu Takayama, Ricardo Chab, Divanir Braz Palma, Antonio Carlos Belinati, Sérgio Spada, Luiz Fernandes Litro, Edson Strapasson, Duílio Genari, José Maria Ferreira, Hermes Fonseca e Serafina Carrilho.

Redes adiam votação - Os supermercados Carrefour, Wall Mart e o Grupo Sonae solicitaram à CPI do Leite, da Assembléia Legislativa do Paraná, o adiamento dos depoimentos que seriam realizados hoje (20) no Plenarinho. Na audiência de ontem (19) o Wall Mart e o Sonae não enviaram ninguém à CPI alegando que foram convocados "na última hora". Somente o representante do Grupo Pão de Açúcar (Extra) prestou depoimento. Os deputados integrantes da CPI encontraram divergências no depoimento do Pão de Açúcar em relação a outros de produtores e de representantes da indústria nas audiências públicas realizadas nas últimas semanas em todo estado.

Depoimentos evasivos - O deputado Cézar Silvestri, relator da Comissão, afirmou que os depoimentos dos representantes dos supermercados têm sido "muito evasivos", e sugeriu ao final da sessão a ajuda da Secretaria Estadual da Fazenda e da Receita Federal para acompanhar nas investigações da CPI. Os percentuais de lucratividade apresentados pelos supermercados não convencem os parlamentares. Durante a audiência de ontem (19) o deputado Augustinho Zucchi manifestou a indignação quanto às diferenças de preços do leite pagos ao produtor e os pagos pelo consumidor. "É uma barbaridade o que está acontecendo com a cadeia do leite neste país. Muitos produtores estão abandonando a atividade porque não suportam mais a situação", declarou. Participaram da reunião do dia 19 o presidente da CPI, deputado Orlando Pessuti; o relator, deputado Cézar Silvestri, os deputados Luciana Rafagnin, Augustinho Zucchi, Eli Ghellere, Ricardo Maia, Divanir Braz Palma, Ademir Bier e representantes de entidades e do Ministério Público também acompanharam a reunião. (Fonte: Faep)

Conteúdos Relacionados