COVID-19 II: Doações de respiradores repercutem na mídia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
No último dia 11 de março, oito municípios do Oeste do Paraná receberam um total de 37 ventiladores pulmonares doados por 11 cooperativas da região. Esta mobilização solidária, comandada pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken com apoio da Cooperativa Central Cotriguaçu, atendeu a uma demanda da própria Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) devido à falta desses equipamentos no tratamento de pacientes em estado grave da Covid-19.
Mídia - Durante a entrega dos equipamentos aos hospitais dos municípios de Cascavel, Toledo, Marechal Cândido Rondon, Assis Chateaubriand, Palotina, Jesuítas, Cafelândia e Goioerê, diversos veículos de imprensa realizaram coberturas jornalísticas, destacando a importância da união do sistema cooperativista paranaense num momento tão grave.
Intercooperação - “O cooperativismo tem como um dos seus princípios a intercooperação e o interesse pela comunidade e, neste momento de tantas dificuldades que passam nossos hospitais, não poderíamos ficar de fora desta ação solidária”, destacou Ricken. Ao todo, onze cooperativas doaram valores que, reunidos, chegaram à R$ 2,2 milhões e possibilitaram a compra de 37 equipamentos. São elas: Lar, C.Vale, Copacol, Coopavel, Frimesa, Copagril, Primato, Sicredi Vale do Piquiri Abcd PR/SP, Sicredi Nossa Terra PR/SP, Sicredi Progresso PR/SP e Sicredi Aliança PR/SP.
União - O governador Carlos Massa Ratinho Júnior destacou a união de forças para enfrentar este momento de pandemia. “Contamos com a ajuda de todos neste momento difícil pelo qual estamos passando. É o período mais delicado que o Paraná passa e agradecemos a Ocepar por todo esse empenho em nos auxiliar para abrir mais leitos de UTI”.
Rapidez - O secretário de Saúde, Beto Preto, afirmou que a rapidez na aquisição é essencial para organização e ativação de mais leitos. “Recebemos com muita alegria e com alívio esses equipamentos. Estamos em processo de compra, mas pela característica de instituição de governo, é preciso seguir todo o rito de aquisição e isso demanda tempo.”
Responsabilidade social - Para Ricken, a responsabilidade social é compartilhada. “Nós temos essa característica enquanto cooperativas, pensamos pelo bem da região em que estamos inseridos. Por isso, esta semana teremos rodadas de reuniões para pensar e agir para tentar auxiliar mais a melhoria das condições para a saúde. Tendo saúde o restante a gente resolve”.
Toledo - Ao receber as doações das cooperativas em Toledo, o chefe da 20ª Regional de Saúde, Alberi Locatelli, disse ao jornal Gazeta de Toledo que os 66 leitos para Covid-19 em UTI para a população dos 18 municípios assistidos pela 20ª encontravam-se ocupados naquela manhã do dia 12 de março. “Esta situação se estende por toda a Macrorregião Oeste”. Alberi acrescentou que, na tarde de quinta-feira (11/03), havia 31 pacientes aguardando por uma UTI. “Já não temos mais leitos, nem na rede privada, que inclusive, tem nos procurado para verificar se existe alguma possibilidade de acolher pacientes particulares também”, lamentou.
Cascavel - Segundo o diretor da Ocepar e presidente da cooperativa Coopavel, Dilvo Grolli, “as cooperativas têm por princípio, além da questão econômica a parte social também de engajamento nas necessidades das comunidades da região onde elas estão inseridas. Um gesto de solidariedade importante. Vivemos neste momento dois impactos: o impacto social de perda de vidas em segundo lugar, o impacto econômico. Com essas doações, estamos atacando o mais emergencial, salvar vidas para depois poder contribuir para a recuperação da nossa economia”, lembrou o dirigente.
Links - Clique nos links abaixo para conferir as matérias.