Corpo de Bombeiros apresenta proposta da criação de um Instituto no Biopark, em Toledo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo Junior, foi recebido, na tarde dessa segunda-feira (02/09), pelo presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, em Curitiba. Acompanhado por comandantes de destacamentos da corporação do interior do Estado, o comandante-geral veio apresentar a proposta de criação de um Instituto Tecnológico de Prevenção e Resposta a Emergências, que será construído junto ao Biopark, em Toledo, região Oeste do Paraná. “O Sistema Ocepar é a primeira entidade do setor produtivo que visitamos. Nosso objetivo é ter o apoio das cooperativas e demais entidades representativas para que esta proposta seja realizada. Esta nossa visita também tem por objetivo estreitar relações com o setor cooperativista, que muito tem contribuído para a nossa atuação”, destacou.
Segundo o coronel Vasco, o Instituto terá um conceito novo e que não existe no Paraná. Ele mesmo esteve recentemente conhecendo experiências semelhantes em outros países da Europa e que poderiam ser adotadas neste projeto em Toledo. “Pensamos em toda uma estrutura voltada para a melhoria constante do preparo da nossa corporação em atendimentos emergenciais”, frisou.
A proposta foi apresentada pelo capitão Rodrigues, ressaltando que a estrutura contará com um laboratório onde serão realizadas pesquisas em tecnologia, que poderão subsidiar a elaboração de novas normas e conceitos. No local será possível a promoção de cursos, formação e aperfeiçoamento de brigadas, além de pós-graduações e mestrados. “Esta proposta da criação deste instituto, visa contribuir para reduzir riscos e acidentes no Paraná, os quais acabam impactando a cadeia produtiva como um todo”, afirmou Rodrigues. No local haverá instalação de silos para que os bombeiros possam realizar os mais diferentes treinamentos. Também teremos um setor administrativo, de treinamentos, alojamentos, refeitório e academia. “Que possamos avançar na proposta, que tenhamos um Instituto com o desenvolvimento de pesquisas para amparamos o cooperativismo, agronegócio e todas as demais cadeias produtivas que atuam no Estado do Paraná”, destacou o comandante-geral.
Presenças
Além do presidente Ricken, o grupo foi recebido pelos superintendentes, Nelson Costa e Robson Mafioletti, da Fecoopar e Ocepar, respectivamente, pelo gerente de Desenvolvimento Técnico da Ocepar, Flávio Turra, pelo gerente da Fecoopar, Anderson Lechechem, pelo coordenador da Getec, Silvio Krinski, pelo assessor Jurídico e Sindical da Fecoopar, Graziel Pedrozo de Abreu, e pelo engenheiro de segurança do Trabalho da Fecoopar, Diego Pinheiro.
FOTOS: Samuel Milléo Filho / Sistema Ocepar