COPAGRIL: Suinocultores participam de palestra sobre manejo de creche
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Produtores rurais, integrados da Copagril no sistema de Suinocultura fase de Creche participaram de palestra sobre manejo dos animais em evento técnico realizado na quinta-feira e sexta-feira (09 e 10/09), no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon (PR). Marco Kunrath, nutricionista de suínos da Agroceres Multimix, falou sobre os manejos relacionados à ambiência, regulagem de comedouros, limpeza e desinfecção das instalações e ações da primeira semana de alojamento. “Manejos básicos, mas que garantem o bom desenvolvimento dos leitões”, reforça Marco.
Conceitos básicos- O supervisor do Fomento Suínos da Copagril, Francis Junior Kummer, explica que o evento teve por objetivo relembrar os conceitos básicos de manejo e cuidado com os animais na fase de creche. “Relembramos vários pontos, desde qualidade de água e do fornecimento de ração à qualidade de ambiência que é o cuidado com o conforto térmico dos animais conforme a fase dentro das instalações”, explica Francis ao falar do encontro como um elemento fundamental de alinhamento e padronização do manejo para que o associado e a cooperativa tenham o melhor desempenho.
Efetivos - Marco comenta que na suinocultura os manejos básicos ainda são efetivos. “O cuidado com o recebimento dos leitões, limpeza e desinfecção, regulagem de comedouros e o conforto térmico são muito importantes para a vida do leitão. Se ele passa frio não consome e se não consome não ganha peso”, diz o especialista ao reforçar que os manejos básicos refletem diretamente em melhoria de ganho de peso e de conversar alimentar, por conseguinte em melhoria de rentabilidade para toda cadeia de produção de suínos.
Boas práticas - A palestra tratou especialmente das boas práticas de manejo no pós-desmame, com foto no trabalho dos primeiros 10 dias de alojamento dos leitões. “Ao fazer um manejo bem-feito nos primeiros dias o leitão terá um bom desenvolvimento. Por exemplo, leitão que não consome ração nas primeiras 48 horas tem três vezes mais chances de problemas no desenvolvimento”, complementa Marco.
Dia a dia - “O manejo básico existe e nunca, digamos, vai sair de moda. É como nosso dia a dia, por exemplo: escovar os dentes, tomar o café e o horário de almoço. No comparativo, na atividade de suínos é o básico que precisamos fazer diariamente para garantir o sucesso na atividade”, completa Francis. (Imprensa Copagril)