COPAGRIL I: Projeto Águas do Futuro recupera mais uma nascente

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Copagril I 13 09 2012LargeDepois de um dia de trabalho exaustivo, mas extremamente gratificante, o Projeto Águas do Futuro, que é uma parceria entre a Associação dos Comitês de Jovens da Copagril (ACJC) e a Copagril, resultou em mais uma nascente recuperada. Desta vez, os trabalhos foram realizados, no dia 04 de setembro, na propriedade de Ricardo Oguino, em Marechal Cândido Rondon, Oeste do Estado. O local é utilizado para a prática de trilhas ecológicas, integrando o Projeto Ricas Trilhas Verdes.

Participantes - Participaram dos trabalhos, o técnico ambiental da Copagril, Maycon Ricardo Zimermann (coordenador do projeto), os jovens cooperativistas, o representante da Conceito Ambiental, Jeferson Vorpagel, o proprietário da área e coordenador do Projeto Ricas Trilhas Verdes, Ricardo Oguino e  alguns estudantes de agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). As atividades tiveram a orientação do especialista em recuperação de nascentes, Pedro Diesel.

Águas do Futuro - Com base nas políticas ambiental, social, qualidade e segurança alimentar da Copagril, pensando no bem-estar dos associados e seus familiares, a Copagril desenvolve o Projeto Águas do Futuro. Na cooperativa, o projeto tem como coordenador Maycon Ricardo Zimermann, vice-coordenadora Cremilde Andreolli e um representante da ACJC em cada área de atuação que existe o comitê de jovens. O projeto tem em sua dinâmica responsabilidades de cada um dos participantes do processo. Por parte da Copagril, é indicar o coordenador, intensificar e cadastrar as nascentes a serem recuperadas, dar orientação técnica ao desenvolvimento do projeto, monitorar a manutenção das nascentes recuperadas e fornecer todas as ferramentas necessárias para execução dos serviços de recuperação. Já a ACJC, é responsável por indicar um coordenador por ano em curso, fomentar, divulgar e buscar interessados para recuperar nascentes, além de auxiliar e disponibilizar mão-de-obra à recuperação das mesmas.

Município - O município também é parceiro do projeto e tem como responsabilidade fornecimento de máquinas e um operador, quando necessário, para recuperar as nascentes. Por parte dos produtores associados da Copagril, além de conhecer o projeto, devem assinar o termo de cooperação, fornecer os materiais necessários à recuperação (cimento, canos, lonas, pedras marroadas e terra peneirada), dispor de um ou mais funcionários para auxiliar na execução da recuperação da nascente, providenciar o isolamento da área de, no mínimo, cinco metros, para evitar o acesso de gado e outros animais e manter as boas condições das nascentes recuperadas. (Imprensa Capagril)

Conteúdos Relacionados