COPAGRIL: Cooperativa recebe integrantes do Sistema cooperativista de São Paulo
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Fevereiro/23/2011223161341/{/gallery}Quando se tem como objetivo desenvolver projetos na área social, principalmente no sistema cooperativista, uma das melhores formas de iniciar estes trabalhos é observando e analisando exemplos positivos e funcionais, afim de obter informações vitais para o êxito destes projetos. E foi com esta intenção que as integrantes do Sistema Cooperativista de São Paulo (Sescoop-SP), representados pelas assessoras sociais Roseli Prado e Marina Máximo, estiveram nesta quarta-feira (22/02) em visita à Copagril, em um intercâmbio de conhecimento sobre os projetos sociais, principalmente a ACJC (Associação dos Comitês de Jovens da Copagril) e ACFC (Associação dos Comitês Femininos da Copagril), que são considerados modelos na gestão social entre as cooperativas do Paraná. "Estamos mesmo sem palavras para o que vimos em nossa visita, é realmente um modelo de desenvolvimento de projetos sociais", enalteceu a assessora social Roseli Prado.
Ações - A visita foi coordenada pela assessora social da Copagril, Cremilde Andreolli, que falou sobre o Programa Cooperjovem, demonstrando a estrutura, a forma de trabalho, a difusão da filosofia cooperativista e os resultados alcançados, tanto no Paraná como em todo o país. Também explanou sobre o funcionamento e estruturação dos Núcleos Cooperativos, os quais são formados pelos associados da Copagril. Gione Roberto Heck (assessor legal) e Juliano Kirst (presidente), ambos da ACJC, falaram sobre o funcionamento, importância, projetos desenvolvidos, aprendizados e resultados obtidos pelos jovens da Copagril.
Mulheres - Também participaram das conversações Marlize Rusch Schone (assessora legal) e Ivete Leila Sauer Schoffen (presidente), ambas da ACFC, que abordaram a importância do trabalho da Copagril para as mulheres agricultoras. Elas forneceram detalhes sobre a forma como estão estruturadas, aprendizados através de cursos e palestras e trabalhos desenvolvidos, como a edição do livro de Receitas Sabores e Delícias. Para Ivete e Marlise, a participação das mulheres na cooperativa é fundamental para o desenvolvimento da cooperativa e municípios.
Quatro Pontes - Na parte da tarde foi a vez de apresentar o Comitê Feminino 28 de Março de Quatro Pontes, que contou com a presença de mais de 50 mulheres cooperadas. Além delas, esteve presente o prefeito interino Paulo Brantt, que afirmou a importância dos projetos sociais para o município, "Este encontro é uma troca de experiência valiosa para ambas as partes e frisamos a importância das mulheres cooperadas da Copagril para Quatro Pontes".
Satisfação - Ao término, as representantes do Sistema Ocesp comentaram sobre a visita. "Estamos muito satisfeitas com o que presenciamos hoje. É, sem dúvida, um modelo de ação nos quadros sociais e, com certeza, irá nos ajudar muito a desenvolver atividades semelhantes, respeitando a particularidade das cooperativas paulista", comentou Marina Máximo. "Confirmamos a informação que veio da Ocepar/Sescoop-PR, dizendo que a Copagril é modelo em trabalhos sociais no Paraná", finalizou ela. (Imprensa Copagril)