COPAGRA II: Produtores de leite da região visitam propriedades rurais em Castro
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A região sul paranaense é conhecida por sua colonização europeia, povos que trouxeram para o Estado, conceitos cooperativistas vivenciados na Holanda e Alemanha em meados do século XVIII. Assim, devido à tradição em cooperativismo desde suas origens, se tornaram exemplo da cultura cooperativa paranaense. Com o intuito de levar conhecimento e desenvolver a cultura do extremo noroeste, a Copagra, em parceria com o Sescop/PR, realizou no mês de julho, a 1ª Imersão em Cooperativismo na região de Castro, Palmeira e Carambeí.
Participantes - Participaram da viagem, produtores de leite e colaboradores da Copagra de Nova Londrina, Marilena, Terra Rica e Santo Antonio do Caiuá. Na oportunidade, visitaram, em Carambeí, a Cooperativa Batavo. Em Castro, o Memorial da Colonização Holandesa e apreenderam a história da Cooperativa Castrolanda. A colônia Witmarsum, em Palmeira, revelou ao grupo o quanto valorizam o patrimônio histórico. No museu Histórico de Witimarsum, uma antiga casa grande da Fazenda Cancela que serviu de residência do Senador Roberto Glaser, eles conheceram como foi a colonização menonita na região e o início da Cooperativa Mista Agropecuária Witmarsum que se caracteriza no mercado pela produção de queijos finos.
Viagem produtiva - O grupo visitou, além das cooperativas visitou ainda algumas fazendas leiteiras da região e aproveitaram para saborear a típica gastronomia holandesa. “A viagem foi muito produtiva. Ficou evidente a satisfação de todos que participaram desta imersão o que nos incentiva a proporcionar novas viagens visando também trazer novos conhecimentos aos nossos cooperados”, salienta o presidente da Copagra, Jonas Keiti Kondo. (Imprensa Copagra)
{gallery}noticias/2012/setembro/19/copagra_II/{/gallery}