COPACOL: Sala de apoio à amamentação é criada para colaboradoras
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Maio/17/201151715113/{/gallery}Um dos principais compromissos da Copacol para com os seus colaboradores é proporcionar o bem-estar no local de trabalho e a qualidade de vida. Por isso, investe constantemente em projetos que visam promover, não só a segurança, mas também a saúde. Em uma iniciativa inédita na região, a Copacol, por meio do Sesmt (Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho), estruturou na sede da Cooperativa, em Cafelândia uma sala de Apoio à Amamentação.
Mães - O projeto, que estará disponível para as colaboradoras a partir do dia 23 de maio, atenderá às mães que estão amamentando e permitirá a coleta do leite materno a cada quatro horas de trabalho. Dessa forma, diminuirá a quantidade de leite acumulado nas mamas durante a jornada de trabalho, reduzindo os riscos de doenças de mama e proporcionando saúde ao lactente. O leite retirado será congelado e, em seguida, disponibilizado para as próprias mães em um recipiente térmico adequado garantindo a qualidade para o consumo dos bebês até o retorno delas para suas casas, ao final do expediente. Com a implantação deste projeto, as mães irão proporcionar maior imunização aos filhos por meio do leite materno, mesmo estando fora de seu domicilio.
Saúde e desenvolvimento - De acordo com a enfermeira coordenadora do Sesmt, Ivete Teresinha Johann Esteves, o projeto foi idealizado com a finalidade de proporcionar saúde e desenvolvimento à lactante. "Temos profissionais habilitados para realizar o procedimento de ordenha do leite. O procedimento será manual ou mecânico, obedecendo a rigorosos padrões de higiene e materiais esterilizados", destacou Ivete.
Imprescindível - Luciana Cota Zani é colaboradora do Abatedouro de Aves e está amamentando o filho de cinco meses e destacou a importância da iniciativa da Copacol. "O aleitamento materno é imprescindível nos primeiros meses de vida do bebê, mas, devido ao trabalho, nem sempre estou disponível para amamentar. Agora com esse espaço dentro da Copacol, vou conseguir retirar o leite acumulado e recebê-lo, já congelado, pronto para levar para casa, podendo deixar para o consumo do meu filho durante minha ausência", disse Luciana.
Oportuno - Já a colaboradora Lílian Maria de Jesus, que está grávida de sete meses, conta que o projeto surgiu em boa hora. "Sou do município de Nova Aurora, não vou ter a disponibilidade de amamentar o meu filho com meu próprio leite durante todo o dia, mesmo saindo uma hora mais cedo do trabalho. Com a sala de amamentação, poderei tirar o leite e levar para casa e o meu bebê terá o leite que necessita até os seis meses de vida", afirma.
As colaboradoras poderão realizar a ordenha a cada quatro horas com as enfermeiras do Sesmt, a partir do dia 23.
Bebe a Vista - O projeto vem ao encontro com os objetivos do Programa Bebê a Vista, realizado há cinco anos junto às colaboradoras que recebem orientações de como ter uma gestação tranquila e também aprendem os principais cuidados que se deve ter com o bebê. (Imprensa Copacol)