COPACOL: IAP orienta primeiro Sistema Integrado de Peixes no país

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) está orientando e prestando apoio técnico para implementação do 1º Sistema Integrado de Peixes exóticos do país, desenvolvido pela Cooperativa Agroindustrial Consolata (Copacol), nos municípios de Nova Aurora, Cafelândia e Toledo – região oeste. O objetivo do sistema é ampliar a diversificação das criações animais nas propriedades e proporcionar uma nova alternativa de renda aos associados, de maneira rentável e ecologicamente correta.

Benefícios - Para o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, iniciativas como a da Copacol só tendem a trazer benefícios ao Estado. “Além de gerar empregos e renda, o sistema ainda se preocupa com o Meio Ambiente, realizando um trabalho de orientação junto aos produtores para garantir a preservação ambiental. Todo mundo ganha: o produtor, a cooperativa e o meio ambiente”, afirmou o secretário.

Capacitação - O IAP será responsável pela capacitação dos funcionários da cooperativa e orientação de todos os associados para questões como obtenção do licenciamento ambiental e prática de uma piscicultura que não comprometa a qualidade da água da região e dentro das normas legais para instalação dos empreendimentos de pesca nas propriedades. Em contrapartida, a Superintendência de desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) vai monitorar a qualidade da água nos tanques e rios da região. A cooperativa conta com aproximadamente 4,3 mil associados, dos quais 250 farão parte desta primeira fase do Sistema Integrado – que vai de fevereiro de 2008 até 2010. (AE Notícias)

Conteúdos Relacionados