COPACOL: As mulheres estão chegando cada vez mais longe porque estão se preparando para isso, afirma Célia Hoffman
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Não é por acaso que aumenta gradativamente o protagonismo feminino nas organizações, com muitos dos cargos ocupados por mulheres. Elas têm se preocupado em buscar o aprimoramento profissional e estão sendo reconhecidas por isso, na opinião da gerente de Controladoria e Finanças da Copacol, Célia Regina Hoffman, que ganhou o prêmio Quem é Quem: Maiores e Melhores Cooperativas Brasileiras de Aves e Suínos, na categoria Liderança Feminina. “Cada vez mais, as mulheres estão sendo representadas e chegando mais longe porque elas estão se preparando para isso. Eu estou muito feliz e extremamente agradecida a todos”, afirmou.
Participação - No cooperativismo paranaense, as mulheres representam mais de 40% das participações nos eventos de capacitação profissional promovidos pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop/PR). O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, sempre incentiva o público feminino a investir em sua formação para que possam aumentar a sua representatividade no setor, especialmente entre as lideranças cooperativistas. De acordo com ele, Célia tem contribuído muito com o seu conhecimento na área financeira. “Eu gostaria de aproveitar essa oportunidade inédita para agradecer à Celia por tudo que ela tem feito pelo cooperativismo brasileiro. Parabéns pela homenagem que você recebeu”, disse.
Orgulho e satisfação - Da mesma forma, o presidente da Copacol, Valter Pitol, destacou o prêmio conquistado pela gerente da cooperativa. “É muito orgulho e satisfação. A nossa colaboradora Célia Regina Hoffman, com quase 40 anos de casa, está sendo reconhecida como liderança feminina dentro do cooperativismo, pelo seu trabalho e dedicação. Nós a agradecemos e parabenizamos por essa premiação”, ressaltou.
Avesui - Célia recebeu o prêmio durante a"AveSui América Latina", evento promovido há mais de 20 anos pela Gessulli Agribusiness e realizado em Medianeira, Oeste do Paraná, entre os dias 26 e 28 de abril. Clique aqui e ouça o áudio produzido pelo jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo.
Trajetória - Natural do Rio Grande do Sul, Célia veio para o Paraná muito jovem em busca de melhores condições de vida. Mudou-se com os pais para Palmitópolis, em Nova Aurora (PR), onde a família se tornou cooperada da Copacol. Ela ingressou na cooperativa como estagiária no Curso de Tecnólogo em Cooperativismo e Administração Rural. Após os seis meses obrigatórios para a formação, prosseguiu evoluindo em sua trajetória na cooperativa.
Crédito rural - “Fiz o curso em Ponta Grossa e logo comecei a trabalhar com crédito rural no preposto do Banco do Brasil. Depois avancei para o atendimento e cadastro no posto avançado aberto em nossa sede. Com o tempo, assumi a supervisão de crédito. Em 2000, assumi a supervisão financeira geral da cooperativa. Nessa época, não me desvinculei do crédito, mas incorporei toda parte financeira da Copacol”, recorda Célia. Em 2016, ela assumiu toda a gerência financeira e, no ano seguinte, chegou à Controladoria e Finanças da cooperativa. “Sou movida a desafios. Não sou de recuar. Quem está chegando, meu conselho é ter perseverança, foco, determinação e seriedade”, disse. (Com informações e fotos da Assessoria de Imprensa da Copacol)