COPACOL: 1º Seminário de Inclusão de Portadores

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

Nos dias 7 e 8 de novembro, a Copacol promoveu o 1º Seminário de Inclusão de Portadores de Necessidades Especiais no mercado de trabalho, no auditório, em sua sede em Cafelândia. O evento que fez parte do Projeto Superação da Cooperativa, teve o objetivo de conscientizar os colaboradores sobre a capacidade que as pessoas com deficiência possuem de executar os trabalhos com a mesma qualidade que outros profissionais.

Conscientização - Por falta de conhecimento, muitos trabalhadores acabam não sabendo lidar com seus colegas de trabalho que possuem alguma deficiência. E a Copacol, buscando a conscientização de todos sobre o assunto, pretende promover a integração entre esses dois públicos de colaboradores, garantindo a inclusão das pessoas com deficiência tanto no mercado de trabalho, quanto na própria sociedade. A Cooperativa conta hoje com cerca de 50 colaboradores com deficiência. Segundo a professora e coordenadora da APAE (Escola de Educação Especial João Vianei) de Cafelândia, Terezinha Leal, a Copacol com mais essa iniciativa está oportunizando a todos os trabalhadores as mesmas condições de tratamento. "Muitas pessoas que têm alguma deficiência seja auditiva, visual, mental, entre outras, podem desenvolver em treinamentos, habilidades diferenciadas que nós que não temos deficiência, não podemos desenvolver", explica a professora.

Aceitar as diferenças - De acordo com o coordenador do Programa de Apoio às Pessoas com Deficiência da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social do Estado do Paraná, José Simão, que também é deficiente visual, as pessoas precisam antes de mais anda, ter amor pelo próximo e aceitar as diferenças. "O preconceito é uma questão cultural, porém, vem sendo combatido por muitos, como é o caso da Copacol. Cristo implantou a inclusão e é este o caminho que devemos seguir, até mesmo porque independente das condições do trabalhador, o que se deve levar em consideração é o profissionalismo e a sua capacidade de executar as atividades", comenta. 

Oportunidades de trabalho - Para o presidente da Copacol, Valter Pitol, a Cooperativa oferece as mesmas oportunidades de trabalho e crescimento para seus colaboradores. "Procuramos dar todo um suporte para que as pessoas com deficiência possam produzir e gerar resultados da mesma forma que os demais colaboradores. O time é um só", ressalta o presidente. Também ministraram palestras Flavio Kottwists Junior, deficiente auditivo que abordou sobre a comunicação através de Libras (Língua Brasileira de Sinais), professora Terezinha Leal, que falou sobre a deficiência mental, além da participação de colaboradores da Cooperativa, que divulgaram o lançamento de um grupo de estudo voltado para a comunicação em libras. O objetivo é melhorar ainda mais o relacionamento com os colaboradores com  deficiência auditiva. (Imprensa Copacol)

Conteúdos Relacionados