COOPTUR: Roteiro destaca cultura holandesa

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

"Paraná com jeitinho de Holanda", é o título de uma matéria que ganhou destaque na edição desta quarta-feira (03/10), no suplemento de turismo do Jornal O Estado do Paraná. A matéria mostra o roteiro formatado pela Cooptur, em parceria com o Sistema Ocepar, e que visa promover e fortalecer a tradição holandesa de Carambeí, Castro e Arapoti, cidades localizadas a menos de 170 quilômetros de Curitiba. Moinhos de vento, fazendas bem cuidadas e dança sobre tamancos de madeira, são algumas das atrações apresentadas aos turistas que chegam às cidades em grupos de, no mínimo, 15 pessoas.

História - A Cooptur foi criada com o objetivo desenvolver o turismo no Paraná de forma organizada e sustentável, preservando e valorizando o patrimônio cultural, natural e produtivo de cada localidade. Em entrevista ao jornal O Estado do Paraná, a coordenadora da Cooptur, Tânia Moura, disse que o objetivo da cooperativa com o roteiro holandês foi fortalecer os negócios dos imigrantes na região.

Rota - O passeio pela Holanda brasileira começa em Castrolanda, a 117 quilômetros de Curitiba, onde a colônia se instalou. Por lá, uma das principais atrações é o Memorial da Imigração Holandesa, construído em 2001, para comemorar o 50.º aniversário da colônia. A viagem segue para Carambeí, onde fica a maior e mais antiga colônia holandesa do Paraná e também onde as casas mostram que até hoje a influência holandesa é muito forte. Depois, o roteiro leva os turistas até Arapoti, município que recebeu os colonos em 1960, quando formaram uma grande cooperativa agrícola. Uma das atrações é a Igreja Matriz João Batista, erguida em 1948 e reconhecida como Patrimônio Histórico do Município.

Conteúdos Relacionados