COOPERTRADIÇÃO: Cooperativa promove treinamento da CIPA
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é uma ferramenta de prevenção de extrema importância na Coopertradição, pois participa do processo produtivo da cooperativa ajudando a programar a segurança e melhorar os ambientes de trabalho para que os trabalhadores não sofram acidentes ou adquiram doenças ocupacionais, tornando-o mais seguro. Por isso, a cooperativa promoveu, nos dias 28 e 29 de maio, um treinamento para os novos membros da CIPA da gestão 2012, onde abordou medidas para reduzir os riscos de acidentes e a utilização correta dos equipamentos de segurança pelos colaboradores.
Cumprimento da lei - Para o técnico em segurança do trabalho da Coopertradição, Marcos Roberto de Lima, o treinamento cumpriu a lei determinada pelo Ministério do Trabalho e Emprego através da Norma Regulamentadora NR05, que tem o objetivo de estabelecer uma relação de diálogo e conscientização, visando à humanização e consequente melhoria nas condições de trabalho.
Conhecimentos - De acordo com Marcos, o treinamento oportunizou aos colaboradores obterem conhecimentos sobre os riscos existentes, sobre as medidas de proteção a serem tomadas e a utilização correta dos equipamentos de segurança. “Com o treinamento, os colaboradores passaram a entender a importância da conscientização e do conhecimento em garantir um ambiente salubre, o que tende a ter um efeito positivo sobre a taxa de retorno na produção e a melhoria na qualidade do trabalho”, destacou.
Temáticas - Durante o treinamento foram abordados vários itens conforme determina a lei regulamentadora, como o estudo do ambiente, das condições de trabalho, bem como dos riscos originados do processo produtivo; a metodologia de investigação e análise de acidentes e doenças do trabalho; as noções sobre acidente e doenças decorrentes da exposição aos riscos existentes na empresa; noções sobre a síndrome da Imunodeficiência Adquirida – AIDS e medidas de prevenção; noções sobre as legislações trabalhistas e previdenciárias relativas à segurança e saúde no trabalho; os princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos; primeiros socorros, combate a incêndio e ainda o levantamento para a elaboração de mapas de risco e rotinas de trabalho. (Imprensa Coopertradição)