COOPERMIBRA: Palestra aborda o resgate dos valores familiares
- Artigos em destaque na home: Nenhum
Com o objetivo de conscientizar e orientar seus funcionários sobre a importância do resgate dos valores familiares para a educação dos filhos, a Coopermibra – Cooperativa Mista Agropecuária do Brasil, abriu espaço para a psicóloga Tânia Mara de Oliveira ministrar a palestra educativa antiviolência. Esse trabalho faz parte do Projeto Criança Feliz, um movimento a nível nacional apoiado pela iniciativa privada, que tem como objetivo realizar palestras gratuitas sobre qualidade de vida e de responsabilidade social, dentro de um projeto de integração família – empresa – escola – comunidade.
Influência - “A proposta desse trabalho é estruturar os valores familiares nas crianças dentro de casa”, afirmou a psicóloga ao dizer que os pais, avós, tios e responsáveis devem educar os filhos buscando o desenvolvimento do amor e do companheirismo. “Se os pais não educarem seus filhos, quem vai educá-los é o mundo, e o mundo é cruel”, alerta. Na palestra Tânia falou aos participantes sobre a influência dos brinquedos perigosos, armas virtuais, algumas programações de TV e games que incentivam a violência entre crianças e adolescentes e produzem graves conseqüências. “Muitas vezes a violência começa dentro de casa sem que os pais percebam ou até mesmo com o incentivo deles”, lamenta. “Esse comportamento tem que mudar”, frisa.
Participação afetiva - Por isso Tânia procurou conscientizar os pais, e os futuros pais, sobre a importância da participação afetiva na vida dos filhos, apresentando quatro perguntas básicas para os participantes refletirem: “Quanto tempo você não abraça seu filho?”; “Quanto tempo você não senta para conversar com seu filho?”; “Quanto tempo você não brinca com seu filho?”; e “Quanto tempo você não diz para o seu filho que o ama?”. “Cada dia mais nós nos assustamos com o número de famílias brasileiras que estão descobrindo tarde de mais que os filhos estão envolvidos com drogas. Infelizmente, para muitas famílias a reestruturação de valores não está tendo um retorno por ter começado muito tarde”, afirma ressaltando que para evitar essa situação os pais devem iniciar esse processo educativo/afetivo o mais cedo possível. “Se cada uma fizer a sua parte, podemos mudar muitas coisas erradas”, salienta a psicóloga.
Conseqüências - “A palestra apresentou dados importantes que nos fazem refletir sobre as aquilo que tem gerado a violência e as suas conseqüências na sociedade”, comentou o gerente de Recurso Humanos da Coopermibra, Cleverson José Gonçalves.