COOPERATIVISMO: Presidente do Sistema Ocepar avalia desempenho do setor em 2020

  • Artigos em destaque na home: Nenhum

cooperativismo 28 01 2021Em entrevista ao jornalista Alexandre Salvador para a rádio Paraná Cooperativo, o presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, fez uma avaliação sobre o desempenho do cooperativismo paranaense em meio à crise econômica e sanitária que estamos vivenciando. De acordo com Ricken, o cenário econômico brasileiro tem sofrido o impacto de problemas que vêm ocorrendo há alguns anos, agravados recentemente pela pandemia. O dirigente destacou ainda que, apesar disso, o cooperativismo conseguiu avançar pois é um segmento organizado e com todos os ramos atuando em atividades essenciais para a população.

Cenário - “Em 2015 e 2016, nós tivemos dois anos de perdas do PIB no Brasil, acima de 3,5%. Isso acumulado dá 7%. Na sequência, foram três anos de crescimento irrisório, em torno de 1% ao ano. Então, esse problema vem ocorrendo há pelo menos cinco anos e, agora, a queda é de 4,3%. A situação se agravou mas o cooperativismo, como está mais organizado e tem demanda, principalmente por alimentos, conseguiu avançar, mesmo nesse período de instabilidade econômica”, afirma Ricken.

Atuação - Na entrevista, ele ressaltou que a atuação das cooperativas tem sido fundamental para garantir o abastecimento de alimentos à população. No entanto, Ricken destacou a importância de todos os ramos do cooperativismo para a sociedade. “No Paraná há sete ramos de atividades em que o cooperativismo está presente. Não é somente no agropecuário, como muitos acreditam. Nós também temos as cooperativas de crédito, saúde, que nesse momento estão sendo muito desafiadas, o transporte, que também está garantindo o abastecimento, infraestrutura, trabalho e consumo. Todas as atividades em que o cooperativismo está inserido são essenciais, ou seja, fundamentais na vida das pessoas. Num momento como esse, a gente mostra que, por meio de uma sociedade organizada em cooperativa, é possível superar as dificuldades de uma forma melhor em relação a outro setor que não está organizado”, concluiu o presidente do Sistema Ocepar.

Números - Atualmente há 217 cooperativas registradas no Sistema Ocepar. Juntas, elas possuem mais de 2,5 milhões de cooperados e mais de 116 mil funcionários. No ano passado, atingiram a meta do PRC100, o planejamento estratégico do setor, somando faturamento superior a R$ 100 bilhões. O cooperativismo paranaense encerrou 2020 contabilizando US$ 4,4 bilhões em exportações e com participação de 62% no PIB agropecuário paranaense.

Clique aqui para conferir na íntegra a entrevista concedida pelo presidente do Sistema Ocepar à rádio PR Cooperativo

 

Conteúdos Relacionados