COOPERATIVAS DE TRANSPORTE CONQUISTAM ESPAÇO
- Artigos em destaque na home: Nenhum
O presidente da Ocepar, João Paulo Koslovski parabenizou a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), na figura do seu presidente, Marcio Lopes de Freitas e do presidente da Frente Parlamentar Cooperativista (Frencoop), senador Silas Brasileiro pelos resultados obtidos durante o 1º Encontro Nacional de Cooperativas de Transporte, promovido pelas duas entidades e que aconteceu nesta terça-feira (18/06), em Brasília. Koslovski também destacou a palestra do presidente da Associação Brasileira de Agribusiness (Abag), Roberto Rodrigues, que fez uma ampla abordagem do agronegócio brasileiro e da contribuição que o setor de transporte dá para o desenvolvimento do país. Para Koslovski, a presença das cooperativas neste evento foi de grande valia. ?A partir de agora a OCB deverá dar encaminhamento à constituição do ramo nos estados e iniciar o apoio na viabilização das reivindicações do setor de transporte?, lembrou.
Avanços - Na avaliação de Isaias Gonçalves Lopes, assessor cooperativista da Gerência de Desenvolvimento e Autogestão do SESCOOP, o evento foi positivo e representou um grande avanço no processo de estruturação das cooperativas de transporte. Com o reconhecimento pela OCB do Ramo Transportes, essas cooperativas têm a possibilidade de integrar o Sistema OCEPAR de forma mais efetiva, defendendo interesses específicos da categoria, que até então fazia parte do Ramo Trabalho. Durante o encontro em Brasília, a OCB assinou oficialmente o termo de reconhecimento das cooperativas de transporte, que já havia sido definido no dia 30 de abril.
Força para reivindicar - Com a oficialização do ramo, as cooperativas começam trabalhar de forma mais efetiva para conquistar espaço e benefícios nas esferas municipal, estadual e federal. Elas reivindicam, entre outras coisas, o aproveitamento do crédito de ICMS e a liberação do recolhimento do INSS por parte do tomador de serviço das cooperativas. Do Paraná, estiveram presentes ao encontro em Brasília 25 pessoas, entre as quais os representantes da OCEPAR (presidente João Paulo Koslovski e o assessor cooperativista Isaias Gonçalves Lopes) e das cooperativas Cooperlog, Cotransul, Cotrag, Duvicarga, Cotramo e Coopercaf.