COOPAVEL: 1º encontro de mulheres cooperativistas reúne 600 participantes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
A Coopavel reuniu cerca de 600 mulheres, no último dia 15 de maio, em evento promovido pela Unicoop, na sede da Associação dos funcionários, em Cascavel. Eram esposas e filhas de associados de todos os municípios da área de ação da cooperativa, que vieram em busca de novos conhecimentos e de inserção social.
O evento começou animado, com o abraço coletivo, umas dando as boas vindas às outras. Estavam todas caracterizadas, com camisas, lenços e chapéu personalizados. A gerente da Unicoop comandou o cerimonial que iniciou com benção espiritual proferida pelo Ministro da Eucaristia Melcy Domingos Parisotto, que destacou a importância das mulheres na Igreja.
Aplausos - Ao proferir o discurso de abertura, o presidente Dilvo Grolli foi aplaudido em pé, pelas agricultoras que agradecem o seu apoio às ações que estão sendo realizadas na cooperativa em prol do universo feminino e das famílias. Dilvo enalteceu a liderança das mulheres, no presente e no passado, em várias nações do mundo, incluindo o Brasil, hoje liderado por Dilma Roussef. "Isso mostra a capacidade feminina e o quanto a participação da mulher é importante também na gestão dos negócios, na estrutura familiar e no enfrentamento dos novos desafios. E o nosso maior desafio hoje é tornar a pessoa humana mais humana".
Em referência ao recém-passado dia das mães, Dilvo enfatizou: "Não vamos tirar da mulher o símbolo de ser mãe, porque foi ela escolhida para gerar a vida. Portanto, não considere nada mais impossível para este ser humano". E também as incentivou a sonhar, lembrando que são os sonhos que motivam as pessoas a continuar sua jornada e que, quanto maior são os sonhos maiores são as realizações.
Parceria - Representando a empresa parceira do evento, a Bayer CropScience, Jairo Bacaltcuk pronunciou-se agradecendo a oportunidade da parceria. "A Bayer somou-se à organização deste evento, não apenas pela importância da Mulher na sociedade e no agronegócio, mas porque percebemos em vocês, desde a participação no Show Rural Coopavel, um grande interesse em aprender, em se envolver nas atividades da propriedade e em mudar para melhor as vossas vidas e de suas famílias. Então, contem conosco sempre, nas ações que envolvem a mulher na cooperativa". O Encontro também teve o apoio do Sescoop/Pr, presente em praticamente todos os treinamentos realizados pela Universidade Coopavel.
Persistência - As gerentes da Coopavel, Maria da Silva - 19 anos de Coopavel, Janete Menin dos Santos - 30 anos de casa e Gládis Scapini de Oliveira - há 35 anos na empresa, falaram de suas experiências profissionais e deram exemplos de conquistas na empresa, deixando a mensagem de que a persistência e a vontade de vencer é que faz toda a diferença na vida das mulheres.
Autoestima - Ao entrar para proferir a primeira palestra do dia, o professor Renato de Oliveira já chegou sendo aplaudidíssimo pelas mulheres do campo que o conhecem pelos inúmeros cursos e palestrar de desenvolvimento humano e familiar que tem realizado nas filiais da cooperativa, nos últimos dois anos. "O que importa é o que você pensa sobre você", começou ele que tem como foco principal a valorização pessoal e a autoestima feminina.
Concentração - Ativando a concentração da mulherada, que gosta de falar, mas que também sabe ouvir, o professor Brasílio Starepravo, palestrou em seguida, descrevendo exemplos de ações e atitudes que nos levam ao condicionamento para outras ações do dia-a-dia. Ele fez pensar que nos condicionamos a fazer somente aquilo que estamos acostumados, rotineiramente, e isso impede que as pessoas avancem e se realizem. "Mas podemos programar o nosso cérebro para novas iniciativas. Basta sonhar, planejar e querer", disse ele.
Encorajamento - O instrutor Liévore, já bem conhecido no universo da Coopavel, encerrou a manhã com palavras de encorajamento às participantes, enquanto que a parte da tarde ficou por conta dos ‘Eventos e Inventos' do casal Reginaldo e Luciane, que abordou o tema ‘Motivação e Valores Humanos baseado na Cooperação'.
A voz delas - Este foi o primeiro grande evento para Mulheres Cooperativas que a Coopavel realizou, mas há dois anos estão sendo realizadas palestras e cursos nas filiais, voltadas para esse público, que até então passava despercebido. Através da Unicoop elas também já participaram de dois eventos Estaduais, o Elicoop - Encontro da Liderança Cooperativista Feminina, um realizado na C.Vale, em Palotina, no ano passado e outro, que está sendo realizado nestes dias 17 e 18 de Maio, na Cocari, em Mandaguari, Noroeste do Estado.
Elogios - A gerente da Unicoop, que organizou o evento juntamente com toda a sua equipe, percebeu a realização na face de todas as mulheres presentes no evento. "Toda a nossa equipe ouviu muitos elogios, porque elas estão se sentindo valorizadas e estão muito felizes porque hoje perceberam que o presidente Dilvo Grolli também as apoia e isso para elas é muito importante". "Além da autoestima que todas recuperamos, a gente aprende a planejar o trabalho e a ser atuante, trabalhando em parceria com o marido e com a família nas ações da propriedade", disse Jusalei, da filial de Juvinópolis.
Exemplo - Outra participante do evento, Sandra Rosa, de Cascavel, deu seu próprio exemplo: "Antes eu era acomodada, não me interessava pelas coisas da cooperativa e da lavoura. Agora me tornei até associada e acompanho tudo. Quero saber como as coisas funcionam, os tipos de insumos que estão sendo usados na safra, passei a participar das decisões. Até do Conselho da Mulher Empresária passei a fazer parte", conta, exemplificando que esse trabalho da cooperativa representou a sua volta ao meio social.
Próximo evento - "Depois do sucesso que foi este evento, já queremos pensar num próximo, abrindo as portas para novas participantes e tornando este um marco de mudanças na vida das nossas mulheres cooperativistas", finalizou Sandra, agradecendo aos apoiadores Bayer e Sescoop e principalmente aos palestrantes Renato e Liévore, que deram contribuições valiosas para a realização deste ‘1º Encontro de Mulheres Cooperativistas da Coopavel'. (Imprensa Coopavel)