COONAGRO: Empresa japonesa apresenta projeto de engenharia
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Fevereiro/15/201121515447/{/gallery}Representantes da Ocepar e da Cooperativa Nacional Agroindustrial (Coonagro) estiveram reunidos, na tarde desta segunda-feira (14/02), em Curitiba, com o diretor executivo da Toyo do Brasil Consultoria e Construções Industriais Ltda, Akihiko Kokúrio, que apresentou um projeto de engenharia destinado à construção de uma planta com capacidade para produzir até 600 mil toneladas por ano de ureia. A proposta será estudada pela Coonagro que, juntamente com Macrofértil, Península e Unisoft S.A, formou o Consórcio Azoto Paraná (Conapar), em setembro de 2010, com o propósito de viabilizar a instalação de uma fábrica de ureia no Paraná com capacidade de produção de 300 mil toneladas/ano de ureia, num investimento de 300 milhões de dólares que irá gerar 300 empregos diretos. A Coonagro também está avaliando uma outra proposta de planta apresentada por uma empresa chinesa.
Atuação - Criada em 1961, no Japão, a Global Toyo possui escritório em diversos outros países, sendo que a filial brasileira está instalada no Rio de Janeiro. No início, atuava principalmente em química e projetos de planta petroquímica. O negócio expandiu-se para instalações em diversos setores como automotivo, eletrônico, farmacêutico, alimentos, entre outros, além de refinarias de petróleo, tratamento de gás e de geração de energia.
Participantes - Participaram da reunião realizada nesta segunda, representando a Coonagro, o presidente Frans Borg, o diretor executivo Daniel Dias e a gerente de Planejamento e Administração, Rita Augusta de Castro. A Ocepar estava representada pelo presidente João Paulo Koslovski, pelo superintendente José Roberto Ricken, pelo analista técnico e econômico, Robson Mafioletti, e pelo assessor Gilson Martins. Também estavam presentes o vice-presidente e coordenador das superintendências regionais da Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Japão no Paraná, Nilson Nishimura, e diretor da Câmara do Comércio Brasil Japão no Paraná, Luiz Nishimori.