COODETEC: Resultados do verão também na safrinha
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Agosto/8/20118814301/{/gallery}Rentabilidade e produção elevada. Esses dois fatores são comemorados por produtores paranaenses que apostaram nos híbridos de milho certos. Antonio Zanelato, de Mercedes, e Neri Noro, de Santa Helena, optaram pelo híbrido CD 384Hx, da Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec. O resultado dessa escolha é produção elevada na safrinha.
Além da expectativa - O agricultor Antonio Zanelato é parceiro da Coodetec há 18 anos. Ele planta soja, milho e trigo CD e, na safrinha deste ano, alcançou 411,4 sacas de milho por alqueire. "Primeiro plantei a cultivar CD 250RR-STS e, como a soja saiu cedo, plantei safrinha cedo também. Além da alta produtividade com o CD 384Hx, consegui vender por um preço muito bom", informou. De acordo com Zanelato, com o híbrido convencional, há três anos e também na safrinha, a produção alcançou 380 sacas por alqueire. "Agora, o milho CD 384, aliado a tecnologia Hx e ao investimento na lavoura, me trouxe resultado acima do esperado, bastante expressivo. É um milho com sanidade, grão duro e de qualidade. Um híbrido raro."
Vai continuar plantando - Em Santa Helena, o produtor e engenheiro agrônomo da Cooperativa Lar, Neri Noro, também optou pelo híbrido CD 384Hx. Na lavoura dele, a produção chegou a 319 sacas por alqueire. "É a segunda vez que planto este híbrido. Na primeira safrinha, mesmo com todos os problemas de seca e geada, ainda assim, o resultado foi melhor que de outras lavouras da região. É um excelente material. Tem estabilidade, bom empalhamento, sanidade e porte de plantas excelente, além de ser resistente ao acamamento." Segundo Noro, os produtores que plantaram CD 384Hx nesta safrinha, conseguiram bons resultados. "Em uma das áreas que atendo, em Santa Helena, o produtor alcançou 339 sacas por alqueire. Trabalho com as sementes CD há 15 anos e vou continuar com a Coodetec nas próximas safras", declarou.
Equipe técnica - A opinião dos profissionais agrícolas é unânime sobre o híbrido CD 384Hx: alto potencial produtivo e grãos de ótima qualidade. Durante a colheita da lavoura de milho do produtor Antonio Zanelato, em Mercedes, várias pessoas acompanharam e conferiram o resultado. Os quatro profissionais, que orientam Zanelato, relataram a impressão que tiveram do híbrido CD 384Hx:
Francisco Dotta, técnico da Copagril de Mercedes - "O híbrido CD 384Hx vai bem na safra verão e na safrinha. Acompanhei a lavoura do Zanelato desde o início, com o plantio da soja superprecoce CD 250RR-STS. Ele colheu cedo e logo pode investir na safrinha, no início de fevereiro. Durante o desenvolvimento da lavoura de milho, foram registrados dois períodos de seca e um deles ultrapassou 30 dias sem chuva. Mesmo assim, conseguiu um grão duro, de primeira qualidade. Nada ardido. Com relação a espiga, teve uma boa inserção. Padrão de espiga excelente, dobrou e o milho não foi prejudicado pela umidade. Eu indico sem medo o milho CD e ressalto que é muito importante seguir as orientações do profissional. O produtor precisa seguir o posicionamento e não plantar fora de época."
Vinícius Livi, agrônomo da C.Vale de Bela Vista - "O CD 384Hx é um híbrido de alto potencial produtivo aliado a tecnologia. Híbrido que não vai deixar o produtor na mão. Indicado especialmente para a abertura de plantio. Apresenta qualidade de grão e de colmo. Além disso, o agricultor que optar pelo híbrido da Coodetec irá pagar menos pela semente e, mesmo assim, em questão de produtividade é igual ou até superior a outros híbridos famosos e mais caros. Zanelato é um produtor diferenciado, que investe e, por isso, consegue resultados tão bons. O CD 384Hx é um híbrido que responde ao investimento."
Claudio César Brumatti, agrônomo da Integrada de Mercedes - "Nós temos acompanhado áreas de CD 384Hx aqui na região e dá para ver que tem uma estabilidade boa. Comparando com outros materiais, de ciclo igual ou parecido, está em vantagem. Com relação a geada, acaba escapando porque já está em estado avançado de maturação. Este híbrido também possui potencial produtivo bom e está bem adaptado para a nossa região. A sanidade é boa e, mesmo com baixa população, a espiga compensa. É uma espiga maior, com mais grãos."
Djoni Backes, agrônomo da Agrícola Horizonte de Mercedes - "O híbrido Coodetec surpreendeu. Qualidade de grão sem igual. Mesmo com alta umidade desenvolveu bem e formou um grão bonito, pesado e duro. Outro fator bastante importante é que virou a espiga e evitou a brotação. Tem uma adaptação boa para a nossa região. O Zanelato é um produtor que investe bastante, tem terra corrigida. Mas, no geral, quem plantou CD 384Hx está satisfeito. Comparando com outros materiais, esse evolui mais rápido. O preço da semente é bom e acho que a Coodetec vai ganhar bom espaço no mercado com este híbrido."
Jandir Lang, representante técnico de vendas da Coodetec - "O híbrido CD 384Hx possui grãos de alta qualidade e excelente peso. Além disso, este milho é resistente ao acamamento e possui tecnologia que mantém longe as principais pragas desta cultura. A lavoura de Zanelato demonstra bem o que representam os híbridos da Coodetec: espigas de qualidade, com elevado potencial produtivo. O produtor de Mercedes conhece nossas sementes e está sempre em busca de novidades. É um exemplo para muitos produtores da região. Os resultados obtidos em sua lavoura demonstram isso." (Imprensa Coodetec)