COODETEC: Produção de soja aumenta com sementes CD
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Marco/3/201133142358/{/gallery}Mesmo com atraso na colheita, muitos produtores de soja do cerrado brasileiro estão satisfeitos com os resultados das lavouras. No Mato Grosso, por exemplo, as chuvas iniciaram em outubro, um mês depois do registrado em outros anos. Esse fato postergou a semeadura, mas, até a conclusão do plantio, chuvas regulares garantiram umidade suficiente para o bom desenvolvimento da cultura e, hoje, os agricultores que já colheram estão satisfeitos com a produção.
Produção - De acordo com último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Estado matogrossense deve ter uma produção 5,8% maior nesta safra, comparando com a safra 2009/2010. Ao todo, devem ser colhidas 19,8 milhões de toneladas de soja. Em média, o agricultor do Mato Grosso está colhendo 52 sacas por hectare, 2 sacas a mais que na safra anterior. Os produtores que optaram pelas sementes da Coodetec estão acima dessa média.
Nova Ubiratã - Em Nova Ubiratã, dois sojicultores, que semearam a cultivar CD 242RR, ultrapassaram 60 sacas por hectare. O agricultor, Luis Guarnieri, alcançou 62 sacas por hectare em uma parte da área e 66 sacas por hectare em outra parcela. "Tive outras variedades, neste mesmo talhão, que não atingiram essa produtividade. Tenho bastante problema com nematoides e essa cultivar resistiu bem. Soja precoce e sadia. Está aprovada", destacou. Segundo Guarnieri, é a primeira vez que planta essa semente. Ele conheceu a variedade em um dia de campo da região. "Gostei e vou continuar com a soja CD, quero plantar também a cultivar CD 237RR, porque já vi resultados bons aqui na região e também resiste muito bem aos nematoides de cisto e galhas."
Pesquisa - Outro produtor de Nova Ubiratã, no Mato Grosso, que está satisfeito com a produção é Osvani Esser. Ele colheu 64,5 sacas por hectare de CD 242RR. Entre as características da variedade, que mais agradaram o produtor, estão a precocidade, sanidade, maturação uniforme e porte alto. "Comparando com outras cultivares, essa foi a lavoura mais bonita. Muito uniforme e consegui colher com 105 dias. Primeira vez que planto Coodetec e vou continuar. Precisamos acreditar mais em nossas pesquisas, nas sementes brasileiras," argumentou.
Rondônia - No município de Cerejeiras, em Rondônia, o produtor de soja Juliano Salvador continuou apostando na CD 246RR. Por dois anos ele testou a cultivar e, nesta safra, aumentou a área, alcançando 62 sacas por hectare. "É uma variedade muito boa. Possui porte baixo, boa qualidade de grão e peneiras grandes. Mantém padrão de produção ao longo dos anos. Porém, o produtor deve ter sempre acompanhamento técnico. É uma semente que exige atenção e alta tecnologia."
Milho - Salvador já plantou milho. Ele também optou por sementes CD. "Plantei o híbrido CD 384 em 100% da área. Tem mostrado bom desenvolvimento, mesmo com um veranico prolongado", informou. (Imprensa Coodetec)