COODETEC: Cooperativas estão representadas no disputado mercado de sementes
- Artigos em destaque na home: Nenhum
{gallery}noticias/2011/Fevereiro/1/201121145115/{/gallery}A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola - Coodetec realizou a Assembleia Geral Ordinária (AGO), edição 2011, no Centro de Treinamentos da Cooperativa, em Cascavel, no dia 27 de janeiro. A assembleia ocorre todos os anos para prestação de contas do exercício anterior e para apresentar as metas e propostas para o ano. Essa é 16ª AGO e contou com a participação de 40 pessoas. Toda a pauta de discussões, referente à prestação de contas do ano de 2010, foi votada e aprovada por unanimidade pelos presentes.
Retrospectiva - O presidente da Coodetec, Irineu da Costa Rodrigues, abriu a Assembleia fazendo uma retrospectiva das dificuldades do ano de 2010, marcado por uma preocupação generalizada com a queda de preços dos principais produtos agrícolas, além das mudanças no mercado de sementes. "O agricultor havia iniciado a safra com preços e custos elevados. A crise econômica mundial já durava um ano e ainda não havia uma previsão segura de sua superação", declarou.
Desempenho - Este cenário complicado não foi suficiente para retrair o desempenho da Coodetec, que representou as suas Associadas, neste tão disputado mercado de tecnologia, com um resultado de balanço positivo. As perspectivas para 2011 são as melhores possíveis. "A mudança no germoplasma de soja da Coodetec, principalmente para a região sul do Brasil teve início em 2003, porém somente em 2010 surgiram os primeiros produtos desta nova geração, assemelhando-se muito às atuais preferências do agricultor", explicou.
Renovação - O diretor executivo da Coodetec, Ivo Carraro, detalhou o movimento de renovação de portfólio da Coodetec: "já foram lançadas as cultivares CD 241RR em 2009 e a CD 250RR STS em 2010, ambas com perfil de planta indeterminada, precoce e extremamente apta à antecipação de plantio. Porém, uma nova linha de produtos mais diversificados está sendo finalizada em 2010/11 para ser ofertada ao mercado, já em volumes comerciais, na próxima safra de 2011/12."
Retomada - Com estas mudanças nos produtos, junto com as cultivares já consagradas, que virão na versão RR como a CD 202RR, CD 215RR e CD 221RR, a cooperativa espera uma retomada do mercado. Neste ano, além da CD 250RR STS, também foram lançadas as cultivares CD 238RR, CD 248RR e CD 249RR STS, todas para a região Sul do Brasil.
Sistema STS - Em 2010, a Coodetec também lançou o Sistema STS para o controle de plantas daninhas em soja, sistema eficiente de controle que conjuga tolerância a herbicidas do grupo sulfonilureias, permitindo o uso de outro princípio ativo eficiente no controle da buva resistente, diferente do glifosato. "Este lançamento foi feito em primeira mão pela Coodetec, com a cultivar CD 236RR STS, a primeira do mercado que associa as duas tecnologias na mesma planta. Em 2011 o sistema será consolidado, principalmente com o lançamento da CD 250RR STS, além de outras, que virão na sequência", detalhou Carraro.
Milho - Em milho, houve certo equilíbrio no volume de vendas, porém com margens menores que o previsto, em função da oferta de sementes remanescentes pelas grandes empresas. Houve também, ainda em 2010, uma baixa disponibilidade de sementes de milho transgênico no portfólio da Coodetec, o que deve crescer significativamente em 2011. De acordo com Carraro, esta sendo processada uma grande renovação do portfólio de milho. "Somente em 2010 foram aprovados sete novos híbridos para diferentes ambientes de safra e safrinha, material que estará disponível em volumes comerciais em 2011 e 2012, com tecnologia Bt."
Trigo - Em trigo, como reflexo do ano de 2009, quando o clima foi extremamente desfavorável no Paraná, houve uma pequena queda de participação, porém o desempenho agrícola das cultivares Coodetec em 2010 foi muito positivo. "A cultivar CD 150 se destacou das demais pela manutenção da qualidade industrial, além da excelente produtividade. Esse fato deverá resultar no crescimento de mercado das cultivares CD no próximo ano," afirmou o diretor. Em 2010 mais três cultivares foram registradas, focando principalmente o mercado da região Sul do Brasil, como sul do PR, RS e SC. Trata-se das cultivares CD 121, CD 122 e CD 123.
Dia de Campo - Os conselheiros ainda participaram de um dia de campo especial no campo experimental da Coodetec. Eles conheceram as novas linhagens CD, que estarão disponíveis comercialmente em 2012/13.
Eleição - Na ocasião também foram eleitos os membros do conselho fiscal: José Deliberaes, Jose Tarcisio Pantarolo, Carlos Roberto Favoretto, Marcos Bruschi Neto, Élio Renato Bettin e Amilton José Dotto. Além de dirigentes das cooperativas associadas, a Assembleia contou com a presença do presidente do Sistema Ocepar, João Paulo Koslovski. (Imprensa Coodetec)